O líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, revelou hoje o codinome e algumas das mudanças esperadas no próximo lançamento do Linux Mint, 21.1, que está planejado para o Natal. Entre as novidades, o Linux Mint 21.1 possui gerenciador de driver aprimorado e novo verificador ISO. Portanto, o Linux Mint 21.1 “Vera” chegará no Natal.
O Linux Mint 21.1 recebeu o codinome “Vera” e é o primeiro lançamento pontual do Linux Mint 21 “Vanessa”. Isso significa que será baseado no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e alimentado pelo kernel Linux 5.15 LTS, e o mesmo componentes como upstream.
Embora os componentes internos permaneçam praticamente inalterados, o Linux Mint 21.1 “Vera” virá com melhorias nas ferramentas internas do Gerenciador de Drivers e da Fonte de Software. As fontes de software foram atualizadas para facilitar o manuseio de chaves PPA.
Linux Mint 21.1 “Vera” chegará no Natal com mais novidades
Por outro lado, o Driver Manager recebeu mais mudanças, como a capacidade de rodar em modo de usuário para não pedir sua senha quando lançado, suporte adequado ao Debconf, que é uma boa notícia para os usuários da NVIDIA quando o SecureBoot estiver ativado, bem como a capacidade de limpar a configuração de drivers removidos.
Além disso, o Driver Manager terá uma interface de usuário aprimorada com suporte offline redesenhado, uma nova tela quando um pendrive USB ativo for detectado e instalação mais fácil de drivers sem fio Broadcom.
Outros recursos
Também está chegando ao Linux Mint 21.1 “Vera” uma nova ferramenta de verificação ISO, implementada no menu de contexto do botão direito, para facilitar a verificação da integridade e autenticidade das imagens ISO. O utilitário ISO Image Writer também foi atualizado para incluir um botão “Verificar” para iniciar a nova ferramenta de verificação ISO.“É importante verificar a integridade e autenticidade de sua imagem ISO antes de gravá-la em um bastão. Também é bastante tedioso e confuso. Então nós facilitamos”, disse Clement Lefebvre no último boletim.
“Se o seu ISO for do Linux Mint ou Ubuntu, os URLs para os arquivos SHA256sum e GPG são preenchidos automaticamente. Basta clicar no botão verificar.”
Por último, o Linux Mint 21.1 não apresentará os ícones Home, Computer, Trash e Network na área de trabalho. Clement Lefebvre explica a decisão por trás dessa mudança devido ao fato de que os ícones Computador, Lixeira e Rede não são usados com tanta frequência e podem ser acessados a partir do gerenciador de arquivos, e o ícone Home já está disponível como iniciador no painel e um item favorito no menu de aplicativos.
Como mencionado anteriormente, a equipe do Linux Mint planeja lançar o Linux Mint 21.1 “Vera” perto das férias de Natal. Então, isso significa que a versão beta deve chegar no início de dezembro ou final de novembro para testes públicos.