1. Cura
Modelos de impressão 3D são normalmente distribuídos em um formato de arquivo chamado STL. Para um software de corte de impressora 3D é necessário converter um arquivo STL em G-code, extensão que é utilizada por uma impressora 3D.
Cura é o software de corte padrão para todas as impressoras Ultimaker 3D, mas também pode ser usado com a maioria das outras impressoras 3D, incluindo RepRap, Makerbot, Printrbot, Lulzbot e Witbox.
Este software de impressão 3D é muito fácil de usar e permite que você gerencie as configurações de impressão 3D mais importantes em uma interface clara. Inicie no modo “Basic” para a navegação rápida, onde você pode escolher as configurações de qualidade da impressora. Quando necessitar de um controle mais preciso sobre as definições de qualidade de impressão, mude para o modo “Expert”.
2. Slic3r
Slic3r é software de corte sob código aberto. A versão atual do software de impressão 3D inclui vários modos de visualização para que os usuários possam observar melhor como seus modelos serão impressos em 3D.
3. 3D Slash
Aqui temos um software de impressão 3D que é maravilhosamente fácil de usar e diferente. Com o 3D Slash, você projeta modelos 3D usando um conceito de blocos de construção simples.
Ou então, pode começar com um bloco enorme e remover pequenos cubos usando ferramentas como um martelo (hammer) ou uma broca (drill), um cortador de pedra virtual (virtual stone–cutter), ou começar com um espaço de trabalho vazio e construir o seu modelo, adicionando cubos (cubes) ou formas (shapes). Você também pode adicionar cores e usar imagens como modelos.
4. OctoPrint
O OctoPrint é um software de host para impressoras 3D que permite iniciar, pausar ou interromper trabalhos de impressões. Combinado com um dispositivo com Wi-Fi habilitado como o Raspberry Pi, é perfeito para monitorar remotamente o processo de impressão 3D.
OctoPrint aceita o G-code de praticamente qualquer software de corte e incorpora o gCodeVisualizer que permite visualizar arquivos G-code antes e durante a impressão 3D.