A Apple decidiu que implementaria anúncios de jogos de azar na App Store e o fez! No entanto, após uma grande onda de reclamações online, a empresa suspendeu esses anúncios em sua loja de aplicativos. Quanto tempo essa pausa permanecerá ainda não está claro.
Anúncios de jogos de azar na Apple App Store
No início desta semana, a Apple aumentou o número de anúncios que exibe em sua App Store. Muitos desses novos slots promovidos foram comprados instantaneamente por aplicativos de jogos de azar.
Como resultado, um grande número de usuários e desenvolvedores do iPhone recorreram a plataformas online para expressar sua indignação. Afinal, alguns desses aplicativos de baixa qualidade apareciam nas listagens de aplicativos com propósitos contraditórios. Por exemplo, uma pessoa que procura um aplicativo para superar seu vício provavelmente não gostará de ter um aplicativo de jogos de azar anunciado na mesma página.
Após a enxurrada de reclamações, a Apple agora parou de promover aplicativos de jogos de azar em sua App Store. “Em um comunicado, a Apple me diz que “pausou anúncios relacionados a jogos de azar e algumas outras categorias nas páginas de produtos da App Store”, escreveu o MacRumors (Via: XDA-Developers).
Em uma declaração para Joe Rossignol, da MacRumors, a Apple confirmou que realmente “pausou anúncios relacionados a jogos de azar e algumas outras categorias nas páginas de produtos da App Store”. Os usuários que navegam pelas diferentes seções da App Store não devem mais ver esses anúncios específicos.
Anúncios ainda na App Store
Claro, os slots de publicidade recém-adicionados permanecem lá. Neste ponto, porém, eles estão ocupados por aplicativos diferentes que não são tão problemáticos ou controversos.
O XDA aponta que a declaração da Apple é bastante ambígua, pois não destaca os próximos passos que a empresa dará. Além disso, não menciona a duração dessa pausa. Não sabemos se a empresa banirá permanentemente esses anúncios ou os restabelecerá em listagens de aplicativos mais relevantes. Isso permanece desconhecido por enquanto.
Além dos novos espaços de anúncios da App Store, há rumores de que a empresa apresentará mais anúncios em seus aplicativos Mapas, Podcasts e Livros em um futuro próximo. Em breve, a empresa deve se manifestar sobre esses anúncios.
Esperamos que a Apple preste mais atenção ao vincular determinados anúncios a certos aplicativos. Apesar de ter dado essa pausa neste momento, os núncios devem retornar com força total no futuro. Assim, a empresa deve realizar os ajustes necessários.