Durante a pandemia do COVID-19, algumas ferramentas de comunicação online ganharam muito peso, como o Zoom. Isso ganhou popularidade para realizar reuniões de trabalho ou até mesmo receber aulas do instituto. Agora, uma vez que o pior da pandemia passou, o Zoom está tentando se reinventar com novos recursos que eles apresentaram em seu evento virtual anual Zoomtopia 2022.
É uma realidade que o Zoom evoluiu de um simples aplicativo de reunião virtual para muito mais com diferentes ferramentas diferentes que vão além das reuniões. Todos eles estão focados na adaptação à nova forma de trabalhar estabelecendo o teletrabalho como mais uma ferramenta, especialmente para combater o consumo excessivo de energia, escritórios híbridos e outras tendências de trabalho que dão destaque às novas tecnologias.
Zoom adiciona um gerenciador de e-mail e calendário
Uma das novidades mais interessantes anunciadas no Zoomtopia é a inclusão de um gerenciador interno de e-mail e calendário no Zoom. Dessa forma, os usuários que estiverem trabalhando não precisarão sair da plataforma para acessar e-mails ou eventos pendentes, pois essa ferramenta está dentro do próprio aplicativo Zoom. Essa funcionalidade, que chegará em versão beta, permitirá a integração dos serviços essenciais para realizar o trabalho em uma única ferramenta.
O que se busca nesses casos é tornar o trabalho digital muito mais eficiente. Inicialmente, este serviço estará disponível apenas para as empresas que possuem e-mails dedicados aos seus funcionários. Mas se uma empresa não tiver esses serviços tecnológicos, também será possível vincular outros serviços. O realmente importante é que este serviço de e-mail seja totalmente criptografado para garantir a segurança e confidencialidade de todas as comunicações internas.
No entanto, a partir de agora, os desenvolvedores do Zoom apostam diretamente em serviços totalmente integrados nos servidores da empresa para que a privacidade prevaleça. Essa funcionalidade estará em fase beta no início e será complementada ao longo dos meses.
Além deste novo serviço, outras funções também serão integradas. Entre eles estão os Zoom Spots, que permitirão a criação de um espaço de coworking virtual com vídeo integrado no Zoom para incentivar discussões inclusivas e manter os colegas de trabalho conectados. Isso se soma ao Zoom Virtual Agent, que é uma IA conversacional que usa processamento de linguagem para resolver os problemas dos clientes de uma maneira muito mais confortável. Esses dois recursos não chegarão até o início de 2023, pois ainda estão em desenvolvimento.
Outras ferramentas que já vimos nos últimos meses continuarão sendo aperfeiçoadas. Nestes, destacam-se o chat, o telefone, a lousa, as reuniões e muito mais. Dessa forma, os projetos continuam em andamento com o Zoom One, fornecendo ferramentas para todos os trabalhadores que precisam trabalhar remotamente.