Uma grande novidade acaba de chegar para usuários do Firefox Snap no Ubuntu: o suporte a mensagens nativas agora faz parte da versão estável do navegador. Portanto, quem precisa ou gosta do recurso poderá, finalmente, tirar proveito do suporte de mensagens nativas sem precisar se arriscar com as compilações de desenvolvimento.
Em julho, o Firefox Snap finalmente “consertou” sua capacidade existente de usar esse recurso. Entretanto, na época isso ficou limitado a versões beta do navegador. Assim, significa que os usuários que queriam o recurso tivessem que mudar o canal Snap para aproveitar.
No entanto, no início de novembro, os bits e peças relevantes que fazem tudo funcionar chegaram a compilações estáveis, o que significa que todos os usuários do Firefox Snap, independentemente do canal, se beneficiam.
Suporte a mensagens nativas chega em versão estável do Firefox Snap
“Atualização muito aguardada: o suporte a mensagens nativas já está disponível no canal estável. Se você encontrar problemas com a funcionalidade, sinta-se à vontade para denunciá-los aqui ou registrar um bug. Obrigado a todos que ajudaram ao longo do caminho para chegar até aqui, os testes e comentários foram muito valiosos”, escreve Olivier Tilloy da Canonical no fórum Snapcraft.
Embora “suporte a mensagens nativas” pareça muito chique (e um pouco MSN-y, ou sou eu mostrando minha idade?) é um recurso que permite que complementos do Firefox “troquem mensagens com um aplicativo nativo, instalado no computador do usuário”.
Sua chegada em compilações estáveis ??significa que os usuários do Ubuntu podem (mais uma vez) instalar extensões do GNOME Shell do site GNOME Extensions usando o Firefox, desde que tenham o complemento relevante do navegador e o conector de host instalados também.
Outro caso de uso importante disso é a integração com gerenciadores de senhas de terceiros, como KeePassXC.
Você não precisa fazer nada de especial para “obter” a funcionalidade de mensagens, pois os aplicativos Snap são pré-configurados para atualizar automaticamente, em segundo plano. Embora a instalação da extensão do GNOME deva funcionar agora, alguns usuários continuam tendo problemas com gerenciadores de senhas de terceiros, então o YMMV. Então, antes tarde do que nunca.