U-Boot finalmente consegue suporte HTTP e TCP para download de imagens

U-Boot finalmente consegue suporte HTTP e TCP para download de imagens

O bootloader de código aberto U-Boot, amplamente usado para dispositivos incorporados, finalmente conseguiu suporte para HTTP e TCP junto com uma implementação básica “wget” para baixar imagens via HTTP/TCP.

O bootloader U-Boot até este ponto tem suportado transferências de arquivos via tftp ou NFS usando UDP. No entanto, graças ao longo trabalho de Linaro, agora há suporte ao protocolo TCP e, finalmente, a capacidade de baixar imagens via HTTP.

Após vinte rodadas de revisões, os patches que implementam o suporte TCP para o código de rede do U-Boot foram mesclados junto com a adição de um aplicativo wget básico. O wget do U-Boot permite baixar um arquivo de um servidor HTTP sobre TCP para um endereço de memória especificado. Essa implementação do wget é bastante simples e atualmente suporta apenas servidores HTTP na porta 80 – e também não oferece suporte (ainda) para HTTPS.

U-Boot finalmente consegue suporte HTTP e TCP para download de imagens

Sim, ao fecharmos 2022, o U-Boot pode finalmente baixar um kernel ou outros arquivos de servidores HTTP, em vez de recorrer a NFS ou TFTP para carregamento remoto. Esperançosamente, isso deve facilitar algumas implantações de dispositivos embarcados U-Boot no futuro. Este suporte a TCP/HTTP e wget para U-Boot está em andamento por meio de patches há mais de meia década.

U-Boot finalmente consegue suporte HTTP e TCP para download de imagens.

Desde segunda-feira, os patches são mesclados no U-Boot.

Protocolos Wayland 1.31 lançados com suporte para dimensionamento fracionário

Wayland Protocols 1.31 foi lançado e esta coleção de protocolos agora é encabeçada pela adição de suporte de dimensionamento fracionário!

O protocolo de escalonamento fracionário Wayland “wp-fractional-scale-v1” foi adicionado como um novo protocolo de preparação. O suporte de dimensionamento fracionário Wayland permite que o compositor comunique uma escala para maior precisão em comparação com o dimensionamento baseado em número inteiro.

Mais detalhes no artigo da Phoronix de alguns dias atrás sobre a escala fracionária de Wayland. Com esta versão v1.31, o protocolo de preparação inicial está finalmente em vigor. Existem implementações pendentes para Sway/wlroots, GNOME Mutter, KDE KWin e outros compositores.

Consulte o anúncio de lançamento para obter a lista das poucas outras alterações que compõem o lançamento do wayland-protocols 1.31.