A Valve acaba de publicar os resultados da Pesquisa Steam para o mês de janeiro. O macOS da Apple obteve uma pequena fatia do mercado do Windows, enquanto em termos percentuais não há mudança para o Linux. Assim, o uso do Linux para jogos permanece estável segundo pesquisa Steam.
O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos nossos usuários. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados nos ajudam a tomar decisões sobre quais tecnologias devemos investir e produtos oferecer.
Os resultados de dezembro da Valve para o Steam Survey mostraram o Linux em 1,38% e esse percentual foi mantido para janeiro. O macOS da Apple comeu 0,13% de participação de mercado do Windows para terminar o mês com uma participação de mercado de 2,61%, enquanto o sistema operacional da Microsoft continua comandando em geral com 96,02%.
Uso do Linux para jogos permanece estável segundo pesquisa Steam
Enquanto isso, janeiro passado foi quando o Steam no Linux teve uma participação de mercado de 1,06%, pouco antes do primeiro envio das unidades Steam Deck em fevereiro passado. Desde então, a participação de mercado do Steam no Linux continuou a aumentar graças ao incrível sucesso do Steam Deck.
Ao olhar para as métricas do Linux, o SteamOS Holo que alimenta o Steam Deck comanda 22,08% da população de jogos Steam Linux – então aproximadamente um quarto de todos os jogos Linux com Steam são feitos usando o Steam Deck um ano após o lançamento.
Alguns outros resultados interessantes da pesquisa Linux para janeiro colocam a AMD com uma participação de mercado de 55% contra a Intel, enquanto a GPU Radeon RX 480 Polaris continua sendo a mais popular para os jogadores Linux após a GPU personalizada encontrada no Steam Deck.
Enquanto isso, no Windows, os resultados da pesquisa colocam a Intel com uma participação de mercado de 67%, contra a AMD com 32%. Os resultados de janeiro da Pesquisa Steam podem ser encontrados em SteamPowered.com.