O ChatGPT foi lançado recentemente e, muitas dúvidas e preocupações surgiram em seguida. Uma dessas dúvidas é se o ChatGPT causará desemprego em massa. Neste artigo, você saberá o que disse a ferramenta a esse respeito.
O ChatGPT
O ChatGPT é uma ferramenta generativa de IA, lançada em novembro de 2022, que apresenta crescimento enorme. No momento, seus usuários ativos ultrapassam 100 milhões. Essa ferramenta AI atingiu esse grande número apenas dois meses após seu lançamento oficial. Com esses números enormes, o ChatGPT é agora, de longe, o aplicativo que mais cresce na história da indústria de tecnologia.
De acordo com a opinião de Bill Gates no ChatGPT (Via: Gizchina), o desenvolvimento dessa tecnologia de IA é tão significativo historicamente quanto a invenção da Internet e dos PCs.
Essa ferramenta se destaca porque, numa conversa com ela, a ferramenta AI consegue dar uma descrição bem detalhada do que faz. No entanto, ele reconhece que seu conhecimento tem um limite e só obtém respostas com base em documentos de texto disponíveis online a partir de 2021. No entanto, o ChatGPT se classifica acima de Xiaoai e Siri, por exemplo.
O ChatGPT tem mostrado a sua capacidade de escrever cartas de despedida num tom muito calmo e positivo. Ele também resolve alguns problemas básicos de matemática e prevê “a tendência da indústria de tecnologia em 2023”. No entanto, embora o ChatGPT tenha vários pontos positivos, ele também tem seus próprios problemas.
A verdade é que o ChatGPT fornece consistentemente a mesma resposta para certos tópicos comuns e específicos, às vezes até cometendo erros, o que é um ponto negativo.
O ChatGPT causará desemprego em massa?
As respostas do ChatGPT não são infalíveis. Se a resposta deve ser perfeita, há necessidade de orientação humana. Além disso, para obter um tamanho de texto decente dessa ferramenta, o ser humano precisa saber como fazer a pergunta relevante.
Assim, o ChatGPT não pode levar a uma perda generalizada de empregos. Nem a ferramenta em si acha que tem capacidade de causar desemprego. A tecnologia é recente e, podemos dizer que ela ainda está em testes. Dessa forma, esperamos que os empregos dos humanos estejam assegurados.
O Gizchina perguntou ao ChatGPT se vai causar desemprego em massa, aliás, acredita que pode criar novos postos de trabalho. Veja sua resposta abaixo:
É improvável que o ChatGPT cause desemprego em massa por conta própria. Embora modelos de linguagem e IA como o ChatGPT possam automatizar determinadas tarefas, eles também têm o potencial de criar novas oportunidades de trabalho em áreas como desenvolvimento, manutenção e treinamento de sistemas de IA. O impacto da IA e dos modelos de linguagem no emprego provavelmente será moldado por tendências econômicas e tecnológicas mais amplas, bem como por políticas governamentais.