Os engenheiros do Google lançaram nesta semana o AOM AV1 v3.6 como a versão mais recente de seu codificador AV1 de código aberto baseado em CPU. E o novo AOM AV1 3.6 traz mais otimizações de desempenho e eficiência.
Como na maioria dos lançamentos do AOM AV1, o aprimoramento da eficiência da compactação e as otimizações de desempenho estavam entre as principais mudanças na versão 3.6. O AOM AV1 3.6 também adiciona suporte à arquitetura RISC-V ao usar a cadeia de ferramentas do compilador GCC.
Quanto às principais otimizações com o AOM AV1 3.6, vale a pena ficar animado:
- Melhorias
na eficiência de compressão * A eficiência de compressão máxima na configuração VOD é melhorada em 1%. - 0,7% – 2,2% ganhos de BDrate de codificação RTC para velocidade em tempo real de 8 a 10.
- Ganhos de BDrate de codificação RTC de 15% para velocidade de conteúdo de tela 10.
- Melhorias na qualidade de percepção
- Resolvido um problema de qualidade visual que foi relatado para clipes de alta resolução (2K ) para velocidade 4 e acima no caso de uso VOD.
- Melhorias na qualidade visual da codificação do conteúdo da tela.
- Melhorias na qualidade da codificação RTC da camada temporal.
- Aceleração e otimizações de memória
- Aceleração do codificador de thread único RTC:
o Redução de contagem de instrução de ~6% para velocidade 5 e 6.
o ~15% de redução na contagem de instruções para a velocidade 7.
o ~10% de redução na contagem de instruções para a velocidade 8 a 10 (>=resoluções de 360p). * Aceleração do codificador multi-thread RTC
(além da aceleração de thread único):
o 5-8% de redução do tempo de codificação para velocidade 7 a 10. =resoluções de 720p). * Redução de ~5% nos requisitos de memória heap para RTC, velocidade 6 a 10. * AVIF: o 4-5% de aceleração para velocidade 9 no modo de codificação de imagem estática. o 3-4% de redução de memória heap no modo de codificação de imagens estáticas para resoluções 360p-720p com vários segmentos.
Há também uma variedade de correções de bugs para este codificador AV1 e várias outras melhorias em relação às versões anteriores. Mais informações sobre o AOM AV1 3.6 por meio do repositório Google AOMedia Git.