Embora a semana passada tenha trazido o lançamento do Plasma 5.27 como a última atualização de recursos para a série Plasma 5, os desenvolvedores do KDE não diminuíram seus esforços de desenvolvimento, com esta semana continuando bastante ocupada para os desenvolvedores, desde a correção de bugs até os novos recursos.
O Plasma 5.27 trouxe suporte aprimorado para vários monitores, enquanto, à luz disso e dos usuários “chutando os pneus”, ainda mais melhorias e correções de vários monitores surgiram como resultado dessa nova exposição do usuário.
Esta semana houve mais refinamentos de vários monitores e uma variedade de outras mudanças:
- O manuseio de vários monitores do KDE Plasma continua a ser aprimorado, principalmente em relação a “arranjos de tela selvagens e malucos”. Muitos bugs de casos extremos foram resolvidos e o suporte a vários monitores do KDE agora é muito mais robusto.
- A partir do menu de contexto do gerenciador de arquivos Dolphin e da área de trabalho do Plasma, agora você pode definir uma imagem como papel de parede para a tela de bloqueio do KDE ou para a área de trabalho e a tela de bloqueio, em vez de apenas definir o papel de parede de fundo da área de trabalho anteriormente no menu de contexto .
- Tanto o Kate quanto o KWrite agora salvam internamente seu conjunto de documentos logo após serem abertos. Caso esses editores de texto sejam mortos devido à pressão de memória.
- Zoom mais suave para Okular ao usar Ctrl+scroll usando um touchpad ou com uma roda de rolagem de alta resolução.
- Uma revisão visual no Centro de Boas-Vindas do KDE.
- Refinamentos contínuos na interface de usuário do KDE Discover.
- Várias correções de Plasma Wayland.
Mais detalhes sobre as melhorias feitas no KDE esta semana via esta postagem de blog do grande desenvolvedor responsável pelo KDE Plasma, Nate Graham.
KDE aprimora suporte a vários monitores
Algo engraçado acontece quando você pega algo que estava super quebrado e faz funcionar bem melhor: as pessoas começam a usar mais! Em seguida, eles enviam relatórios de bugs para todos os casos de uso incomuns que você não previu ou que não eram exercitados há muito tempo. Então, a curto prazo, parece que as coisas estão piores, mas na verdade estão melhores porque os relatórios de bugs estão se tornando casos de uso cada vez mais exóticos ao longo do tempo.
Eu vi isso acontecer há 2 anos com a sessão Plasma Wayland (que desde então se tornou muito robusta), e agora está acontecendo novamente com configurações de vários monitores. Finalmente descobrimos o básico, então as pessoas estão tentando novamente, abandonando seus
xrandr
scripts de hackaround e enviando relatórios de bugs sobre os problemas com seus arranjos de tela selvagens e malucos.E isso é ótimo! Portanto, passamos muito tempo esta semana trabalhando na correção de todos os bugs de casos extremos para tornar nosso novo sistema de vários monitores ainda mais robusto. Com uma base forte, consertar os bugs não é tão difícil!