A simulação de circuito eletrônico usa modelos matemáticos para replicar o comportamento de um dispositivo ou circuito eletrônico real. Neste artigo, você conhecerá 5 simuladores de circuito eletrônico de back-end gratuitos e de código aberto para Linux.
Simuladores de circuito eletrônico
O software de simulação permite a modelagem da operação do circuito e é uma ferramenta de análise inestimável. Simular o circuito com o SPICE é a maneira padrão da indústria de verificar a operação do circuito no nível do transistor antes de se comprometer a fabricar um circuito integrado. Os simuladores SPICE ajudam a prever o comportamento do CI sob diferentes condições operacionais, como diferentes níveis de tensão e corrente, variações de temperatura e ruído.
Abaixo, o Linux Links elaborou um ranking dos melhores simuladores de circuito eletrônico de back-end gratuitos e de código aberto.
5 simuladores gratuitos e de código aberto
Vamos explorar os simuladores de circuito disponíveis. Para cada título, compilamos um pequeno resumo da descrição.
ngspice: Simulador SPICE para circuitos elétricos e eletrônicos. Ele oferece diversos modelos de dispositivos para elementos ativos, passivos, analógicos e digitais. Os parâmetros do modelo são fornecidos por nossas coleções, pelos fabricantes de dispositivos semicondutores ou por fundições de semicondutores.
Xyce: Simulador de circuito analógico compatível com SPICE. Ele é capaz de resolver problemas de circuitos extremamente grandes, suportando plataformas de computação paralela em larga escala. Ele também oferece suporte à execução serial em todas as plataformas de desktop comuns e execuções paralelas em pequena escala em sistemas semelhantes ao Unix. Além da simulação eletrônica analógica, o Xyce também foi usado para investigar sistemas de rede mais gerais, como redes neurais e redes elétricas.
SPICE OPUS: Simulador de circuito de uso geral especialmente adequado para loops de otimização. É baseado no SPICE 3f4 da UC Berkeley e no XSPICE do Georgia Tech Research Institute. O simulador inclui uma linguagem de programação interpretada chamada Nutmeg, que permite sessões interativas do Spice.
SPICE: Programa de simulação de circuito de uso geral. Os circuitos podem conter resistores, capacitores, indutores, indutores mútuos, fontes independentes de tensão e corrente, quatro tipos de fontes dependentes, linhas de transmissão sem perdas e com perdas (duas implementações separadas), interruptores, linhas RC uniformemente distribuídas e os cinco dispositivos semicondutores mais comuns: diodos, BJTs, JFETs, MESFETs e MOSFETs.
CIDER: Circuito de nível misto e simulador de dispositivo. Ele fornece um link direto entre os parâmetros de tecnologia e o desempenho do circuito. Um circuito de nível misto e simulador de dispositivo pode fornecer maior precisão de simulação do que um circuito autônomo ou simulador de dispositivo modelando numericamente os dispositivos críticos em um circuito. Modelos compactos podem ser usados para dispositivos não críticos.