No ano passado, o Google impediu que 1,43 milhão de aplicativos que violam políticas fossem publicados na loja oficial do Google Play. De acordo com o próprio Google, a empresa baniu 173 mil contas de desenvolvedores e evitou mais de US $ 2 bilhões (cerca de R$ 9,9 bi) em transações fraudulentas e abusivas.
O Google anunciou que seus sucessos são resultados de recursos de segurança aprimorados e aprimoramentos de políticas em combinação com seus investimentos contínuos em sistemas de aprendizado de máquina e processos de revisão de aplicativos.
Google bane contas de desenvolvedores e impede publicação de aplicativos que violam as diretrizes da plataforma
De acordo com o Google, a empresa impediu que cerca de 500 mil aplicativos enviados acessassem desnecessariamente permissões confidenciais nos últimos 3 anos. Assim, contribuindo para a privacidade e segurança dos usuários da loja de aplicativos Android do Google.
Elevamos o padrão para novos desenvolvedores ingressarem no ecossistema Play com telefone, e-mail e outros métodos de verificação de identidade, o que contribuiu para uma redução nas contas usadas para publicar aplicativos violadores.
À medida que o ecossistema Android se expande, é fundamental que trabalhemos em estreita colaboração com a comunidade de desenvolvedores para garantir que eles tenham as ferramentas, o conhecimento e o suporte para criar aplicativos seguros e confiáveis ??que respeitem a segurança e a privacidade dos dados do usuário.
A empresa explicou que, em 2022, o programa App Security Improvements ajudou os desenvolvedores a lidar com aproximadamente 500.000 pontos fracos de segurança que afetaram aproximadamente 300.000 aplicativos.
O Google está trabalhando com provedores de SDK para garantir a segurança dos SDKs usados ??pelos desenvolvedores de aplicativos. A empresa também lançou o Google Play SDK Index para avaliar a confiabilidade e a segurança dos SDKs.
Mais ações de segurança
O Google também está trabalhando para combater anúncios fraudulentos e maliciosos na Play Store oficial. Ele atualizou sua política de anúncios para desenvolvedores para fornecer diretrizes importantes que melhorarão a experiência do usuário no aplicativo e proibirão anúncios intersticiais inesperados em tela cheia.
A seção de segurança de dados no Google Play obriga os desenvolvedores a declarar como os dados de seus aplicativos estão sendo coletados, compartilhados e protegidos.
“Continuamos comprometidos em manter o Google Play e nosso ecossistema de usuários e desenvolvedores seguros e esperamos muitos anúncios interessantes sobre segurança e proteção em 2023.” conclui a empresa.
Esperamos que as ações da empresa tragam sempre mais privacidade e segurança para os usuários da loja de aplicativos Android do Google.