Os membros do X.Org aprovaram que a X.Org Foundation permitisse que a Software Freedom Conservancy (SFC) se tornasse seu patrocinador fiscal. Desde 2016, a X.Org Foundation tornou-se parte da Software in the Public Interest para permitir que a SPI cuide de todas as obrigações fiscais e de gerenciamento da organização. Mas devido ao lento tempo de resposta no tratamento de alguns pedidos do Conselho de Administração da X.Org e outros desafios em lidar com essa organização dirigida por voluntários, desde o ano passado a X.Org Foundation estava considerando outras organizações para se juntarem. Assim, a X.Org Foundation se tornará parte do SFC.
A Software Freedom Conservancy tem sido a principal candidata a servir como patrocinadora fiscal e, de fato, a sede da X.Org Foundation. Durante as eleições do conselho do X.Org deste ano, houve o pedido de alteração do estatuto para facilitar tal movimento. Os votos chegaram e os membros do X.Org são esmagadoramente a favor da Software Freedom Conservancy:
– Sobre a pergunta “Você aceita as alterações propostas no estatuto para tornar o SFC o novo patrocinador fiscal da fundação X.Org, substituindo o SPI?” 52 dos 55 membros votaram sim (94,5%). Entre todos os 75 membros, a aprovação é de 69,3% (52/75, sobre 2/3), pelo que podemos considerar esta alteração aprovada pelas normas estatutárias em vigor.
A Software Freedom Conservancy já concedeu sua aprovação formal à X.Org Foundation, embora dependesse da aprovação da mudança pelos membros do X.Org, para os quais agora existe essa aprovação para seguir em frente e ingressar no SFC.
X.Org Foundation se tornará parte do SFC
Durante as eleições, Daniel Vetter, Lyude Paul, Arkadiusz Hiler e Christopher Michael foram eleitos para cargos de dois anos no Conselho de Administração da X.Org. Os resultados completos das eleições podem ser consultados aqui.
Sim, o X.Org Server em si é antigo e antiquado e não vê muitas novas atividades de desenvolvimento, mas a X.Org Foundation também supervisiona Wayland, Mesa, libinput e projetos relacionados FreeDesktop.org e gráficos de código aberto.
A organização sem fins lucrativos Software Freedom Conservancy é dedicada à tecnologia ética e entre os muitos projetos membros já estão BusyBox, Coreboot, Etherpad, Git, Godot, OpenWrt, phpMyAdmin, QEMU, Wine e muitos outros projetos proeminentes de software livre.