O RetroDECK é apenas uma das maneiras de configurar seu Steam Deck para emulação. A equipe responsável peelo recurso recentemente divulgou uma ótima atualização de som na v0.7.0b. Durante o período Beta, seu foco está no Steam Deck, mas eventualmente se expandirá totalmente para o Linux de desktop também. Tecnicamente, funciona no Linux para desktop, mas eles dizem que “a experiência do usuário pode não ser tão boa, pode conter bugs específicos do desktop e outros problemas”. Sendo assim, o RetroDECK ficou muito maior e melhor para emulação no Steam Deck.
Oferecendo a você uma das maneiras mais fáceis de começar, ele se integra ao EmulationStation Desktop Edition (ES-DE), para que você obtenha uma interface agradável e amigável para iniciantes com tudo em um.
RetroDECK ficou muito maior e melhor para emulação no Steam Deck
Apenas algumas das novidades do RetroDECK v0.7.0b incluem:
- Novo layout do controlador, que unifica as teclas de atalho para todos os emuladores sempre que possível.
- Novo layout de pasta do sistema para facilitar o manuseio de modding.
- Seu próprio configurador agora está integrado no ES-DE. Além de muitas atualizações para seu configurador.
- Atualiza o ES-DE para a versão mais recente.
- Atualiza o RetroArch e seus núcleos de emulador para as versões mais recentes.
- Atualiza vários outros emuladores autônomos para suas versões mais recentes.
- Adiciona suporte Wii U da CEMU.
- Suporte multiusuário experimental.
- Atualizações automáticas do RetroDECK na inicialização (podem ser desligadas).
Notas completas do patch aqui. Você pode instalá-lo diretamente do centro de software Discover no modo de área de trabalho, pois está disponível como Flatpak no Flathub.
Uso do Steam no Linux
Os números de maio são animadores para o uso de jogos em Linux. De acordo com a última pesquisa feita pela Valve, os resultados da Pesquisa Steam para maio de 2023 mostram um crescimento importante. Assim, em uma base percentual, mostra que a participação de mercado do Steam no Linux está crescendo ligeiramente. Portanto, a última pesquisa mostra que o uso do Steam no Linux aumentou em maio e 25% dos jogadores do Linux estão usando o Steam Deck.
Tem sido um ano turbulento para a participação de mercado do Steam no Linux, especialmente depois de uma queda de 0,54% para 0,84% em março, enquanto os resultados da pesquisa mostraram um grande influxo de usuários chineses.
Abril então mostrou um aumento de 0,48% para o Linux para 1,32% , que é mais próximo de onde esperamos ver a participação de mercado mensal do Linux. Fevereiro, por exemplo, estava em 1,27%. Agora, para o mês de maio, a Valve está relatando um aumento de 0,15% mês a mês, para 1,47%.