Com o advento da tecnologia e a crescente globalização, as pessoas estão cada vez mais procurando oportunidades para o trabalho remoto, e essa tendência não se limita apenas às fronteiras nacionais. O Grupo Ivy, holding nacional que atua predominantemente na área de consultoria em Soluções Tecnológicas, fechou recentemente uma parceria com a Deel, empresa que simplifica as contratações internacionais para trabalhos remotos. Em conjunto, as organizações visam facilitar e otimizar a contratação e o gerenciamento de talentos, oferecendo às empresas soluções completas e abrangendo tarefas desde o recrutamento e seleção de talentos até o gerenciamento de pagamentos e conformidade legal, em qualquer lugar do mundo. Atualmente mais de oito mil clientes são impactados por este modelo.
“Essa nova experiência pode ajudar na compreensão das diferenças culturais, a encontrar novas maneiras de enfrentar desafios. Com isso, irá identificar oportunidades que antes eram desconhecidas. Isso também inclui diversas oportunidades, como aprimorar habilidades em um novo idioma e, é claro, a equalização do avanço tecnológico em escala global. Hoje em dia, há menos desigualdades no que tange especializações regionais, uma vez que esse setor avança de maneira uniforme em todo o mundo”, comenta Miller Augusto, CEO e Founder do Grupo Ivy.
O Grupo Ivy já atua no mercado oferecendo soluções em RH Internacional, com suporte abrangente, não apenas em questões financeiras, mas também em questões legais em mais de 150 países. Além disso, a empresa oferece um suporte amplo para lidar com a situação de migração física, incluindo a gestão dos processos de visto de trabalho, a obtenção de seguros de saúde e outros cuidados relacionados. Essa abordagem abrangente contribui para simplificar ainda mais o processo de internacionalização de profissionais, proporcionando maior tranquilidade e comodidade tanto para as empresas quanto para os próprios profissionais envolvidos.
Segundo dados da Husky, o número de profissionais que residem no Brasil mas desempenham suas atividades no exterior registrou um aumento significativo de 491% no período de 2020 a 2022. Para os talentos independentes isso representa uma vantagem significativa porque, por meio dela, será possível expandir suas oportunidades de trabalho globalmente de forma mais eficaz. Isso pode envolver trabalhar no Brasil e morar no exterior, permitindo que ocorra adaptação à cultura local. O inverso, ou seja, morar no Brasil e trabalhar com equipes internacionais, pode fortalecer a língua estrangeira, e, posteriormente, ocorrer uma migração mais sólida, inclusive financeiramente.
Uma das vantagens financeiras para as organizações que oferecem trabalho remoto em nível internacional está relacionada ao câmbio. Quando uma empresa contrata profissionais em países com moedas mais fracas em relação ao real brasileiro, ela pode se beneficiar de custos de mão de obra significativamente mais baixos. Isso não apenas reduz os custos operacionais, mas também pode permitir que as empresas ofereçam salários competitivos para os funcionários em diferentes partes do mundo, ao mesmo tempo em que mantêm margens de lucro saudáveis.
Além disso, as empresas que oferecem trabalho remoto fora do Brasil podem economizar em despesas relacionadas à infraestrutura física, como aluguel de escritórios e manutenção. Elas podem operar com equipes enxutas, já que não precisam acomodar todos os funcionários em um único local, o que contribui para uma maior eficiência operacional.
Dessa forma, a colaboração entre o Grupo Ivy e a empresa Deel emerge como uma aliança estratégica que visa simplificar e aprimorar a maneira como as organizações enfrentam desafios relacionados à gestão de equipes internacionais e à complexidade das leis trabalhistas globais. Esta parceria demonstra um compromisso mútuo com a inovação, capacitando as empresas a se destacarem em um ambiente empresarial global em constante mudança.