O carregamento sem fio Qi2 marca a primeira atualização do padrão de carregamento sem fio Qi lançado em 2008. Em um grande impulso para o carregamento sem fio, o Wireless Power Consortium (WPC) lançou o padrão de carregamento Qi2 para carregamento sem fio em janeiro de 2023. Este anúncio se baseia no padrão Qi original e promete um carregamento mais eficiente com novo hardware.
Características do Qi2
Os produtos Qi2 apresentam várias características que melhoram o desempenho do carregamento, como alinhamento automático, comunicação do dispositivo e entrega de energia aprimorada.
O padrão Qi deu aos consumidores uma maneira de carregar dispositivos sem fio, eliminando a necessidade de portas físicas em muitos dispositivos. No entanto, o padrão se mostrou imperfeito e impraticável; os usuários devem alinhar seus dispositivos de maneira adequada nas bases de carregamento para que o carregamento efetivo ocorra. Além disso, novos mecanismos de carregamento, como a tecnologia MagSafe da Apple, superam o padrão.
Novo Hardware para Qi2
Desenvolvedores como a Infineon estão agora lançando novo hardware para melhorar a eficiência e a velocidade do Qi2. Este artigo examina algumas das novas características de hardware por trás do Qi2 e fornece exemplos de como esse hardware pode fornecer um carregamento sem fio mais rápido e mais eficiente.
O padrão Qi depende da indução eletromagnética e da indutância mútua para transferir energia sem fio. No carregador, um controlador gera um campo magnético alternado usando uma bobina. Este campo magnético alternado passa por uma segunda bobina no dispositivo e induz uma tensão que carrega o dispositivo. Além das duas bobinas e drivers, os controladores digitais se comunicam e detectam que os dois dispositivos são compatíveis para evitar o desperdício de energia. À medida que as duas bobinas se afastam, a eficiência continua a cair. Bobinas desalinhadas no carregamento sem fio não apenas desperdiçam energia, mas também aquecem o dispositivo, criando problemas para o gerenciamento da saúde da bateria.
Qi2 e a Eficiência do Alinhamento das Bobinas
Como parte do padrão Qi2, o WPC está adotando uma técnica de perfil de potência magnética (MPP), um método semelhante à tecnologia MagSafe, onde ímãs são usados para alinhar o transmissor e o receptor, removendo o erro do usuário e melhorando a eficiência. Esta eficiência pode se traduzir diretamente em carregamento mais rápido, pois mais energia pode ser entregue ao dispositivo em vez de ser desperdiçada. O padrão Qi2 suporta até 15 W de transferência de energia, permitindo que vários dispositivos carreguem rapidamente.