Desde que o ChatGPT foi lançado que houve uma corrida por parte de outras empresas, para lançarem sua própria versão da IA generativa. E o Google, foi uma dessas empresas, lançando o Google Bard, que, no início, foi muito mal. Mas isso mudou e há algumas razões para considerarmos o Google Bard melhor que o ChatGPT.
Google Bard pode acessar internet gratuitamente. O ChatGPT está realmente atrasado
Se você usa o ChatGPT, saberá que, apesar de seu poder, ele não consegue acessar a internet ou qualquer coisa atual. Você pode obter acesso à Internet se pagar por isso, mas isso é proibitivo para pessoas que desejam apenas uma ferramenta para ajudá-las.
No caso do Google Bard, ele atua mais como um grande modelo de linguagem com um mecanismo de busca, em vez de apenas uma forma massiva e conversacional da Internet.
Google Bard fornece suas declarações
Quando você faz uma pergunta ao Bard, muitas vezes ela fornece a fonte da resposta encontrada. Isso já é um grande avanço quando se trata de pesquisa, pois não apenas ajuda você a entender o conteúdo encontrado, mas também pode acessar o link da fonte para ter certeza de que está correto. Os LLMs muitas vezes “alucinam”, quando fornecem informações inventadas ao usuário final. É uma ocorrência bastante frequente, mas com as fontes fica mais fácil verificar se isso está acontecendo ou não.
O Google Bard pode usar prompts de imagens
Você pode fornecer uma imagem ao Google Bard, e ele pode responder à imagem, algo que o ChatGPT não pode fazer agora em sua edição gratuita. Além disso, os usuários que pagam pode , e a OpenAI disse que esse recurso chegará a outros usuários no futuro, mas do jeito que está atualmente, é inacessível sem desembolsar algum dinheiro por isso.
O Google Bard pode ser muito melhor em programação
O Bard consegue dizer “isso está errado; preciso disso” e realmente funciona quando você está programando. Melhor ainda é que o Bard também me dará a saída esperada do código de geração de gráfico proveniente de outro site para que eu possa ter uma ideia de sua aparência.
Isso é imensamente útil quando estou tentando descobrir rapidamente como plotar os dados que coletei ou fazer modificações em meus gráficos já existentes. O GPT-4 do ChatGPT (pelo qual você tem que pagar) é aparentemente melhor, mas ao usar o Bing Chat ainda descobri que o Bard era melhor para o tipo de programação que faço.
Google Bard funciona bem como mecanismo de busca
Bard não é perfeito para esse tipo de uso, para ser claro. Aqueles que são bons em pesquisas no Google provavelmente descobrirão que é melhor fazê-lo manualmente, mas às vezes é ótimo apenas para encontrar algo rapidamente, se necessário. O ChatGPT não pode fazer isso porque não tem acesso atual à Internet.
Google Bard pode exportar para Gmail e Docs
O Google permitirá que você exporte diretamente um resultado para o Google Docs ou para um rascunho no Gmail, o que é ótimo para quem usa o Bard para revisão ou geração de e-mail. Existem complementos que você pode obter e plug-ins para ChatGPT que simularão essa integração, mas eles não são oficiais e às vezes podem até custar dinheiro. O Bard é gratuito para qualquer usuário que o utilize, inclusive para recursos como este.