O ambiente de trabalho KDE Plasma registra aumento nos relatórios de bugs após o Plasma 6 Alpha. Após o lançamento do KDE Plasma 6.0 Alpha na semana passada, com mais entusiastas começando a testar a pilha de desktops KDE de próxima geração, houve um aumento nos relatórios de bugs. Os desenvolvedores do KDE estão trabalhando para resolver esses bugs antes do lançamento estável do Plasma 6.0 no final de fevereiro.
O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, reconheceu o aumento nos relatórios de bugs do Plasma 6.0 desde a estreia alfa. Ele incentiva aqueles que estão testando a continuar e arquivar os relatórios de bugs. Mais desenvolvedores do KDE estão começando a mudar seu foco dos recursos para as correções do Plasma 6.0.
“O foco já está mudando para a correção de bugs agora que a maioria dos recursos planejados foram mesclados, faltando apenas alguns. Até agora, tenho seguido uma política de apenas observar correções para bugs que afetam o software de envio, mas talvez seja necessário mudar isso, dada a muuuuita janela de correção de bugs do Plasma 6. Ainda pensando nisso”.
Algumas das mudanças no KDE feitas esta semana e compartilhadas por Nate Graham incluem:
- Painéis de Plasma agora têm um modo de visibilidade “desviar de janelas” que na verdade é uma ocultação automática inteligente se o painel estiver sendo tocado por uma janela.
- KWin adiciona suporte para o protocolo Wayland Presentation Time. Isso pode ajudar a garantir uma reprodução de vídeo suave, mantendo a sincronização de áudio/vídeo.
- Melhorar a aparência de vários aplicativos KDE baseados em Qt Widgets.
- Melhor tempo de inicialização do aplicativo na sessão do Plasma Wayland.
- O reprodutor de música Elisa possui seu próprio indexador de música interno, em vez de depender do Baloo.
- Os controles de brilho do KDE agora funcionam em sistemas FreeBSD.
- Seu navegador preferido agora é determinado de forma mais confiável.
- Várias outras correções de bugs e melhorias.
KDE registra aumento nos relatórios de bugs após o Plasma 6 Alpha
Os Painéis de Plasma ganharam agora um novo modo de visibilidade: “Dodge Windows” também conhecido como “auto-hide inteligente!” Em essência, o Painel se oculta automaticamente quando tocado por uma janela, mas fica visual.
KWin agora implementa suporte para o protocolo Wayland “Tempo de apresentação”!
Carl Schwan tem melhorado a aparência dos aplicativos KDE baseados em QtWidgets a torto e a direito, e eles estão lindos agora!:
Os itens de lista em todo o software KDE baseado em QML agora usam um estilo de destaque arredondado mais agradável:
Quando você cria um novo painel em branco, ele agora vem com um botão “Adicionar Widgets…” para economizar algum tempo, porque vamos encarar os fatos, a próxima coisa que você estava prestes a fazer era adicionar alguns widgets!
O tema do ícone Breeze ganhou variantes simbólicas dos ícones de clima, o que significa que quando você usa um widget de boletim meteorológico em seu painel, ele não é mais a única coisa na bandeja do sistema ou perto dela com um ícone colorido:
Quando você rola para baixo em uma das caixas de diálogo “Obter [coisa] nova” para carregar novo conteúdo, ele agora carrega sem exibir um indicador gigante de carregamento de janela inteira que bloqueia a visualização do que você estava vendo (link)
Portamos todas as caixas de diálogo de configuração de widgets do Plasma para usar os mesmos componentes básicos que usamos nas páginas de configurações do sistema, permitindo um código mais unificado e também visualizações sem moldura e roláveis ??de ponta a ponta, como nas configurações do sistema (link)
a configuração um tanto confusa do widget do Gerenciador de Tarefas “Sempre organize as tarefas em colunas de tantas linhas” foi refeita na interface do usuário para ser compreensível (link):
Tempo de inicialização do aplicativo aprimorado na sessão do Plasma Wayland (link)
Elisa agora sempre usa seu indexador de música interno em vez do Baloo. Isso unifica a UX e os caminhos de código de indexação, já que muitos usuários não tinham o Baloo disponível e estavam usando o indexador interno de qualquer maneira. O resultado são 10 relatórios de bugs abertos corrigidos! (link)
O esquema de cores padrão do terminal “Breeze” do Konsole agora usa a cor “Plasma Blue” mais chamativa e atraente para texto intenso (link):
No Dolphin, agora você pode ativar e desativar as visualizações embutidas com a F12
tecla, assim como nas caixas de diálogo abrir/salvar (link)
Mais detalhes sobre essas mudanças no blog de Nate.