O navegador Firefox 122 beta aprimora recurso de tradução integrado. Agora que o Firefox 121 chegou aos repositórios de software estáveis de várias distribuições GNU/Linux, aqueles que desejam testar o próximo grande lançamento, o Firefox 122, podem baixar a versão beta mais recente.
O Firefox 122 parece uma pequena atualização do popular navegador de código aberto usado por padrão em várias distribuições GNU/Linux. Ele promete apenas melhorar a qualidade do novo recurso de tradução integrado introduzido no Firefox 118, oferecendo traduções mais estáveis que não quebram mais widgets interativos em alguns sites e reduzem o risco de o conteúdo desaparecer durante a tradução.
O Firefox 122 também promete melhorar a compatibilidade do navegador web para quebra de linha, combinando as regras de quebra de linha com o padrão Unicode, bem como exibir imagens e descrições para sugestões de pesquisa quando fornecidas pelo mecanismo de busca. Além disso, para usuários do Leste Asiático e do Sudeste Asiático, ele promete suporte adequado para seleção de palavras com reconhecimento de idioma ao clicar duas vezes no texto.
Além disso, a partir do Firefox 122, os scripts poderão armazenar os dados cacheAPI no modo de navegação privada. E, para proteger ainda mais a privacidade do usuário, o Firefox 122 irá contaminar os filtros que usam currentColor como entrada.
“Como a cor pode ser definida pelo : visitedpseudoseletor, ela contém potencialmente informações sensíveis à privacidade e, portanto, essas primitivas devem ser marcadas como contaminadas. Isso significa que se você usar esse filtro não será capaz de ler a saída do filtro no canvas”, disse Mozilla.
Também notei que o Firefox 122 não oferece mais a opção Snippets em Configurações > Página inicial, que fornecia aos usuários dicas e novidades do Mozilla e do Firefox, nem as configurações da barra de pesquisa em Configurações > Pesquisa, que permitiam escolher entre usar a barra de endereço para pesquisa e navegação ou adicione a barra de pesquisa na barra de ferramentas.
Firefox 122 beta aprimora recurso de tradução integrado
O Firefox para Android recebeu bastante atenção durante este lançamento, trazendo a capacidade de relatar a versão do sistema operacional como “Android 10” na string User-Agent do Firefox Android para reduzir as informações de impressão digital do usuário e melhorar a compatibilidade com alguns sites.
Além disso, os usuários do Firefox para Android poderão definir o navegador da web como leitor de PDF padrão e ativar o recurso Global Privacy Control que informa os sites para não venderem ou compartilharem seus dados de navegação. Isso pode ser ativado em Configurações > Proteção aprimorada contra rastreamento > Dizer aos sites para não compartilharem e venderem dados.
Para desenvolvedores web, o Firefox 122 promete suporte para animação do atributo SVG viewBox usando SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language), suporte para a API LargestContentfulPaint, suporte para o método showPicker em elementos, bem como suporte para ray()na offset-pathpropriedade CSS. Além disso, o Firefox 122 adicionará suporte para basic-shapee coord-boxpara a offset-pathpropriedade CSS, suporte para rect()formas xywh()básicas nas propriedades CSS clip-pathe offset-path, suporte para a API Screen Wake Lock, suporte para -in-e a capacidade de reconhecer o token de preenchimento automático “webauthn”.
Por último, mas não menos importante, o Firefox 122 promete alterar o analisador de URL substituto para esquemas desconhecidos, na DefaultURItentativa de melhorar a aderência às especificações e a compatibilidade da web, bem como habilitar os ArrayBuffer.prototype.transfer proposalmétodos que permitem a transferência de propriedade de dados ArrayBuffer.
A Mozilla planeja lançar o Firefox 122 em 23 de janeiro de 2024. Até então, você pode fazer um test drive na versão beta mais recente do Firefox 122 baixando os binários do servidor de download da Mozilla, mas lembre-se de não usar esta versão de pré-lançamento para trabalho de produção.