Sua internet pode melhorar ainda mais em breve. Isso porque o Wi-Fi 7 em breve acelerará todos os seus dispositivos conectados à Internet. Você pode ter vários dispositivos usando Wi-Fi ao mesmo tempo, mas a interoperabilidade e a confiabilidade de suas conexões estão nas mãos da Wi-Fi Alliance. Este grupo é formado por empresas ao redor do mundo que trabalham para manter os padrões Wi-Fi.
A Alliance faz isso através de diferentes tecnologias e programas de testes, e seus padrões são tidos em alta conta. Agora, o grupo anunciou que começou a certificar dispositivos que suportam seu novo padrão, Wi-Fi 7.
Wi-Fi Alliance e o Wi-Fi Certified 7
No início de 2024, a Wi-Fi Alliance apresentou o Wi-Fi Certified 7, sua nova iniciativa para melhorar a conectividade e fornecer uma experiência mais consistente. Isto está a ser feito de várias maneiras, incluindo o desenvolvimento de canais de 320 MHz. Os países que já disponibilizam a banda de 6 GHz para Wi-Fi podem agora aproveitar canais ultra-largos.
Por sua vez, as velocidades dos dispositivos de vários gigabytes podem ser mantidas com mais facilidade. Por exemplo, se você costuma baixar arquivos pesados sem fio, o Wi-Fi 7 pode acelerar o processo com menos interrupções.
A operação Multi-Link (MLO) também será lançada como parte do lançamento do Wi-Fi 7. Com o MLO, você poderá agregar várias conexões espalhadas pelas bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Como resultado, é menos provável que seus dispositivos percam a conexão ou precisem se reconectar, dada a estabilidade adicional.
Acelerando os dispositivos conectados a Internet
A Wi-Fi Alliance observou no seu anúncio que, só em 2024, prevê-se que pelo menos 233 milhões de dispositivos habilitados para Wi-Fi cheguem ao mercado. Espera-se que este número cresça apenas nos próximos anos, razão pela qual a aliança continua a aperfeiçoar os seus padrões.
Se você tiver dispositivos mais antigos que não suportam Wi-Fi 7, essas alterações provavelmente não terão um impacto perceptível. No entanto, há uma boa probabilidade de que, se comprar uma nova tecnologia num futuro próximo, ela cumpra estes padrões, o que pode ser benéfico se a conectividade for uma prioridade máxima.
O Wi-Fi 7 traz uma verdadeira revolução para a internet, acelerando tudo. No entanto, se o seu dispositivo não conta com a tecnologia, você ficará para trás. O único ponto negativo nisso tudo é investir mais dinheiro em novos equipamentos de internet.