A Xiaomi é bastante conhecida por seus smartphones, sobretudo pela bateria de longa duração. Mas a empresa está entrando no ramo automobilístico e há uma grande expectativa no lançamento do SU7 EV. A Xiaomi anunciou o SU7 EV em dezembro do ano passado, mas não revelou as especificações completas e, principalmente, não obtivemos detalhes de preços. Agora, um porta-voz da Xiaomi divulgou alguns detalhes extras, antes do iminente lançamento no mercado. O SU7 EV da Xiaomi chegará ao varejo em breve.
De acordo com o porta-voz da Xiaomi, há confirmação de que apenas a configuração SU7 Max contará com um sistema LiDAR para recursos avançados de direção autônoma. Além disso, o governo chinês deu permissão à Xiaomi para distribuir 14 unidades prontas para varejo. Isso sinaliza a chegada do SU7 às lojas e o início do test drive.
No que diz respeito aos preços, o porta-voz não foi muito específico, apenas confirmando que será inferior ao preço inicial de CNY 500.000 (cerca de R$ 343,4 mil), o que não surpreende absolutamente ninguém. Mesmo assim, parece um preço bem elevado.
Infelizmente, porém, as declarações da empresa até agora sugerem que o SU7 continuará a ser um modelo exclusivo da China, uma vez que a Xiaomi não tem capacidade para produzir as unidades necessárias. Também não fará parceria com fabricantes terceirizados, pois deseja manter um controle rígido sobre todo o processo – desde a fabricação e controle de qualidade até o varejo e o serviço pós-venda.
Xiaomi
A Xiaomi é uma empresa multinacional chinesa do ramo da tecnologia e manufatura de produtos eletrônicos com sede em Pequim. A empresa desenvolve, investe, produz e distribui smartphones, notebooks, smartbands, fones de ouvido, televisões, dispositivos para casas inteligentes, e muitos outros produtos, inclusive entrando no ramo dos EVs.
O fundador e diretor-executivo da empresa é Lei Jun, a 25ª pessoa mais rica da China, segundo a Forbes. A empresa tem 16911 funcionários, principalmente na China, Malásia, e Singapura, e está a se expandir mundialmente. Segundo a Bussiness Insider, atualmente a Xiaomi é 5.ª maior fabricante de Smartphones do Mundo, com uma fatia de 10% do mercado global de Smartphones. Segundo a IDC, a Xiaomi é possui a 4ª maior fatia do mercado global de Smartphones.
O lançamento deste EV, pela Xiaomi está sendo aguardado por muitas pessoas, usuários da empresa e não usuários também. Apesar de ter um prelo elevado, está bem condizente com os outros EVs disponíveis no mercado.