WhatsApp testa recurso de compartilhamento de arquivos como o Quick Share do Android

backups-do-whatsapp-serao-contabilizados-na-cota-de-armazenamento-do-google-drive

O WhatsApp fez excelentes adições de recursos nos últimos meses. No entanto, a Meta parece incansável e quer adicionar mais recursos úteis para os usuários do mensageiro da empresa. Agora, por exemplo, o WhatsApp está testando um recurso de compartilhamento de arquivos como o Quick Share do Android.

WhatsApp deve inserir recurso de compartilhamento de arquivos como o Quick Share

O Google e a Samsung atualizaram recentemente o sistema de compartilhamento de arquivos padrão do Android, o Near Share, renomeando-o como Quick Share. Este novo recurso deve permitir o compartilhamento contínuo de arquivos entre telefones Android e computadores que usam Chrome OS e Windows.

O WhatsApp quer que seus usuários tenham um recurso parecido e está experimentando um novo recurso para compartilhar arquivos com contatos próximos. Este recurso, descoberto pelo WABetaInfo (Via: Gizmochina) na última versão beta do WhatsApp para Android, usa Bluetooth para transferência de arquivos.

whatsapp-testa-recurso-de-compartilhamento-de-arquivos-como-o-quick-share-do-android
Imagem: Reprodução | Gizmochina

O novo recurso em testes, permite aos usuários compartilhar arquivos de até 2 GB, oferecendo uma opção mais rápida e conveniente em comparação aos métodos tradicionais, como envio de arquivos por chat ou uso de armazenamento em nuvem, por exemplo.

O WABetaInfo explica que ambos os usuários precisam estar na seção “Compartilhar arquivos” do aplicativo para que a transferência funcione, e devem permanecer lá até que a transferência seja concluída. Além disso, esse método ainda usará criptografia ponta a ponta, garantindo que o compartilhamento de arquivos seja tão seguro quanto o método padrão do WhatsApp. Curiosamente, os usuários precisarão agitar seus telefones para começar a compartilhar.

A transferência de arquivos

A transferência de arquivos é segura e protegida por criptografia ponta a ponta. Durante a transferência, os números de telefone permanecerão ocultos e não ficarão visíveis para pessoas que não estejam na sua lista de contatos.

Este novo recurso é útil para usuários regulares do WhatsApp, mas parece um pouco redundante com a recente atualização do Quick Share do Google e Samsung. No entanto, se o recurso do WhatsApp funcionar tanto no iOS quanto no Android, isso seria um diferencial. Caso contrário, outras plataformas ainda poderão ter melhores opções integradas.

A empresa anunciou recentemente quatro novos recursos para usuários de canais. O WhatsApp adicionou a capacidade de criar enquetes, enviar mensagens de voz, ter vários administradores em canais e os seguidores agora também podem compartilhar a atualização dos canais sobre seu status no WhatsApp.

Esperamos que esse recurso seja lançado em breve e que atenda usuários do Android e iOS.