A última sexta-feira foi o dia em que o período de devolução de 14 dias do Apple Vision Pro expirou, para aqueles que compraram o dispositivo no primeiro dia. Com muitos dispositivos sendo devolvidos, a Apple está supostamente interessada nas razões que as pessoas dão para devolver o Vision Pro.
Razões pelas quais os usuários devolveram o Apple Vision Pro
Mark Gurman, do Bloomberg (Via: 9to5Mac), tentou ter uma noção dos níveis de retorno, mas para um produto vendido em números muito baixos por qualquer loja, o feedback não foi muito esclarecedor.
A Apple não comenta a taxa de retorno do Vision Pro, mas dados de fontes de lojas de varejo sugerem que provavelmente está entre a média e acima da média em comparação com outros produtos – dependendo da localização. Algumas lojas menores estão registrando uma ou duas devoluções por dia, mas locais maiores registraram até oito devoluções em um único dia.
O que ele descobriu é que a Apple está interessada em entender os motivos das devoluções. De acordo com Gurman, quando os clientes devolvem os Vision Pros, os funcionários do varejo os questionam sobre o que deu errado. Além disso, os funcionários também teriam sido instruídos a reportar-se a um gerente após cada retorno, para que quaisquer preocupações possam ser repassadas à empresa.
Gurman também conversou com algumas pessoas que devolveram suas unidades e, embora seja uma amostra muito pequena, ele disse que muitas delas citaram um ou mais dos mesmos cinco motivos.
- O dispositivo é simplesmente muito pesado, muito complicado de manusear, causa dor de cabeça e é desconfortável.
- A atual falta de aplicativos e conteúdo de vídeo não justifica o preço.
- Os recursos de trabalho não tornam as pessoas mais produtivas do que apenas usar um monitor externo normal com um Mac – e são difíceis de usar por longos períodos.
- As telas têm muito brilho, o campo de visão é muito estreito e o dispositivo causa fadiga ocular e problemas de visão.
- O produto pode fazer com que os usuários se sintam isolados da família e dos amigos. Ainda não existem experiências compartilhadas significativas, e o Vision Pro não pode ser facilmente repassado a outras pessoas devido à necessidade de um ajuste preciso.
Sugestão de Gurman sobre as devoluções
Um fator que ele sugere que pode estar contribuindo para a decepção é a experiência de demonstração cuidadosamente selecionada que a Apple oferece na loja. Algumas lojas estão vendo de 10 a 15% das pessoas experimentando o fone de ouvido e depois comprando um, apenas para descobrir que a experiência cotidiana não foi tão emocionante quanto a demonstração.
Para alguns, ao que parece, o Vision Pro realmente os impressiona. No entanto, não o suficiente para suportar o desconforto ou o preço.