A Fundação Kodi está trabalhando intensamente para garantir uma nova versão do programa de stream multiplataforma. O Kodi 21 – codinome ‘Omega’ — é a próxima versão do software de home theater extremamente popular. Veja o que há de novo e mudou na última versão do Kodi 21 ‘Omega’.
A Fundação Kodi lançou uma grande atualização para o Kodi 21 há duas semanas, mas não a anunciou oficialmente até agora, juntamente com a longa lista de mudanças a serem encontradas nesta última e possivelmente última versão beta.
Estas são as mudanças no Kodi 21 ‘Omega’ Beta 3:
Compilação/Dependências
- Suporte para construção com swig 4.2.0
Geral
- A maneira como o preenchimento do buffer era tratado foi alterada para cuidar mais de dispositivos de CPU de baixo consumo. Sob certas circunstâncias, e com fatores de readbuffer configurados manualmente especialmente altos, o thread de preenchimento de buffer causou alto uso da CPU e introduziu gagueira por si só.
- Implementei nova configuração “Adaptativa” em Serviços / Cache / Fator de Leitura que permite um fator de leitura variável com base no nível de cache. Isso significa que o cache é preenchido mais rapidamente, ao mesmo tempo em que usa um fator de leitura menos agressivo quando já está preenchido.
- A mídia fixa servida por meio de plug-ins não está acessível quando um bloqueio mestre é usado.
JSON-RPC
- Adicionar comando para alterar a velocidade de reprodução (tempo).
- Adicione um comando para ativar a proteção de tela.
Música
- Corrija um problema com listas de reprodução m3u que não mostravam arte para a segunda e subsequentes faixas: https://github.com/xbmc/xbmc/pull/24675.
- Permitir a navegação de artistas diretamente para músicas, perdendo álbuns e discos. Isso é mais parecido com como Spotify e outros navegam: https://github.com/xbmc/xbmc/pull/24649, tópico do fórum https://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=375313.
- Somente solte os gatilhos do banco de dados de música na limpeza se eles existirem, o que corrige um problema que ocorria se o Kodi fosse fechado/travado enquanto uma limpeza estava em andamento no banco de dados Música.
Especificidades da plataforma
- Android:
- As mudanças de áudio para o ecossistema Android foram documentadas em https://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=376161.
- Devido a vários bugs de firmware em vários dispositivos, fomos forçados a adicionar algumas configurações de áudio opt-in para (especialmente) o amplamente usado FireTV Cube 3rd Gen, que foram ativados por padrão até este beta, mas infelizmente regrediram em firmwares meio quebrados de outros dispositivos. Não é possível manter uma lista de negações, pois os sistemas e versões disponíveis mudam muito rapidamente, além disso, os ciclos de lançamento do Kodi não podem ser sincronizados com todos os grandes fornecedores que lançam correções. Como tal, decidimos mover isso para uma configuração avançada, com mais informações disponíveis no tópico do fórum vinculado. Sinta-se à vontade para abrir novos problemas se você vir regressões de algum tipo, mas não se esqueça do seu log de depuração, pois a ajuda não é possível de outra forma devido à grande variedade de caixas quebradas de forma diferente.
- Outra configuração avançada agora permite a saída de flutuação de 32 bits de alta precisão de dentro do Kodi para arquivos PCM multicanal. Esta é novamente uma configuração avançada porque alguns dispositivos falham silenciosamente ao abrir essa combinação. Float32 é a mais alta precisão que o Audiotrack Soundserver do Android pode suportar. Ele foi testado e está funcionando no Shield e FireTV 4K de 2ª geração.
- Recebemos muitas correções de bugs de colaboradores externos desta vez, com o foco no HDMI Hotplug após mudanças na taxa de atualização e também na enumeração de dispositivos de áudio. O bug de longa data de perder dispositivos Android IEC durante o IDLE está resolvido. Somos muito gratos por essas contribuições.
- @quietvoid implementou uma nova configuração no Player / Processamento que permite a filtragem de metadados dinâmicos HDR HDR10+ e/ou Dolby Vision para melhorar a compatibilidade em dispositivos que tiveram problemas, especialmente com vídeos híbridos que inclui os dois tipos ao mesmo tempo.
- Desative o VTB (decodificação de hardware) para vídeos entrelaçados em tempo real.
- O dissipador Pipewire recebeu uma correção para a comutação da taxa de amostragem. Com esse código atualizado, o servidor back-end do Pipewire alternará a taxa de amostragem base sempre que o Kodi for executado sem outros clientes adicionais. Dessa forma, o áudio do Kodi será emitido da melhor maneira possível e sem perdas em toda a cadeia de áudio, incluindo servidor de som e dispositivo de áudio.
- Dependências ajustadas para construir pacotes compatíveis com Ubuntu Focal to Noble para construção de CPack
- @fightforlife corrigiu um problema com o RenderCapture usado por coisas como o Hyperion que corrige capturas de tela preta esporádicas
- Chave de informações do mapa nos controles remotos do webOS.
- Desative os despejos principais por padrão para reduzir menos o armazenamento usado em TVs webOS.
- Implemente o desligamento/reinicialização .
- Upscaling de chroma aprimorado ao usar Pixel Shaders ou métodos de renderização de software, e também DXVA apenas em casos específicos: AMD + drivers antigos + SDR de 10 bits.
- Correspondência de layout de canal aprimorada no WASAPI quando os drivers de áudio não oferecem suporte ao layout exato do alto-falante. Isso só é relevante para PCM (não passagem).
- Aumentou o número de superfícies de vídeo na decodificação DXVA H.264 para evitar corrupção de vídeo em alguns fluxos H.264 raros.
Fotos
- Contribuidor de longa data @notspiff adicionado suporte de imagem adif.
- @enen92 corrigiu uma regressão de análise Exif que foi introduzida na Matrix (v19).
E tem mais
- Os arquivos .nomedia agora podem ser usados para excluir pastas dentro de um programa de TV: https://github.com/xbmc/xbmc/pull/24330
- @78andyp corrigido o que parece ter sido quebrado por um longo período – a capacidade de raspar episódios em pastas Bluray (BDMV).
Mais
- A skin estouchy foi retirada das instalações padrão. Se alguém gostaria de continuar trabalhando na pele para uso futuro / disponibilidade, você pode encontrar o novo lar para a pele em https://github.com/jjd-uk/skin.estouchy por enquanto.
- A caixa de diálogo de controle do jogador para Estuary foi atualizada, juntamente com outras mudanças para atualizar a skin para a API 5.17.0.
- Uma correção para bandeiras de música duplicadas foi feita por @jjd-uk.
UPnP
- @enen92 mais uma vez fez uma variedade de correções para UPnP, como transmissão fixa de atualizações de itens e estado ‘marcar como assistido’.
- Uma opção foi adicionada para evitar a sincronização de volume com um destino UPnP.
Os problemas conhecidos incluem:
- Há problemas de busca com arquivos MP4 de várias partes no Android (https://github.com/xbmc/xbmc/issues/23673).
- Tivemos relatos de que a nova tela inicial parece uma corrupção OpenGL; Nós sabemos, não é um problema, então não entre em pânico. Ficaríamos felizes em ter suas contribuições de arte se você quiser trabalhar em uma alternativa.
- Se as fontes remotas não estiverem disponíveis na inicialização, os usuários verão atrasos significativos durante a espera (https://github.com/xbmc/xbmc/issues/23958).
Veja o que há de novo e mudou na última versão do Kodi 21 ‘Omega’
Você pode obter o Beta 3 aqui. Selecione sua plataforma de escolha e pegue a nova compilação na seção Pré-lançamento.