GNOME 46 melhora pesquisa e muitos outros recursos

Fedora Linux 40 Beta está disponível com desktops GNOME 46 e KDE Plasma 6

O novo GNOME 46 estável acaba de chegar com muitas mudanças interessantes aos usuários. Entre as inovações, podemos destacar o VRR experimental, suporte a área de trabalho remota sem cabeça, suporte a taxa de atualização variável, notificações aprimoradas, configurações renovadas e muito mais. Esta versão do GNOME 46 ganhou o nome de “Kathmandu”.

O GNOME 46 agora é lançado oficialmente com seu suporte experimental a Taxa de Atualização Variável (VRR), trabalho contínuo na integração de criptografia systemd-homed, melhorias de pesquisa, várias melhorias no gerenciador de arquivos, suporte para Microsoft OneDrive com Contas Online do GNOME, suporte a login remoto RDP, várias melhorias de aplicativos, otimizações de desempenho e muito polimento em toda a área de trabalho.

GNOME 46 melhora pesquisa e muitos outros recursos

Ao conectar-se remotamente à sua área de trabalho GNOME, você poderá ajustar a exibição do cliente remoto e usar o sistema como um recurso remoto completo. No entanto, ao usar uma sessão de área de trabalho remota, não deve haver uma sessão local existente em execução.

Embora experimental (precisa de habilitação manual), o suporte à Taxa de Atualização Variável (VRR) é outro novo recurso importante no GNOME 46, que permitirá que você altere a taxa de atualização variável do seu monitor a partir do aplicativo Configurações do GNOME na seção Monitores. Claro, isso só funcionará com monitores que oferecem suporte a taxas de atualização variáveis.

Falando sobre as Configurações do GNOME, a versão do GNOME 46 traz um novo painel Sistema que incorpora os painéis Região & Idioma, Data e Hora, Usuários, Área de Trabalho Remota e Sobre, bem como novas configurações do Secure Shell.

O aplicativo Configurações do GNOME também vem com um novo painel de Aplicativos que incorpora as configurações de Mídia Removível e Aplicativos Padrão, um novo painel de Privacidade e Segurança que substitui o painel de Privacidade anterior, uma nova opção para desativar o touchpad durante a digitação, uma nova opção de “Clique Secundário” para touchpads, bem como funcionalidade de pesquisa integrada.

Há também uma página Wi-Fi renovada para mostrar a senha ao compartilhar a rede via QR Code, uma página Wacom renovada para destacar a caneta atualmente ativa, oferecer controle mais refinado sobre a pressão da caneta e emparelhar apenas pads integrados com tablets, e uma página de rede aprimorada que agora mostra a página de detalhes ao criar novas conexões VPN ou com fio.

Contas Online, que está integrado às Configurações do GNOME, agora oferece provedores CardDav e CalDav, suporte ao OneDrive e autenticação baseada em navegador da Web, que é mais segura. Além disso, as Contas Online não estão mais incluídas como parte da configuração inicial.

Mais detalhes sobre todas as grandes mudanças a serem encontradas com a versão do GNOME 46 podem ser encontrados nas notas de versão. Mais detalhes sobre a versão do GNOME 46 através da Fundação GNOME. O GNOME 46 será a área de trabalho padrão no Fedora Workstation 40 e Ubuntu 24.04 LTS.