Engana-se quem acha que a última atualização do Google lançada a mais de 30 dias foi a versão final. A informação foi amplamente divulgada devido a uma troca simples de mensagens no X. Danny Sullivan e John Mueller, ambos do Google, confirmaram que nada foi finalizado. A notícia caiu com uma bomba para os donos de blogs do mundo inteiro. A notícia seria que a o Google faria uma grande atualização em março de 2024. Mas, não esperavam que essa atualização iria começar em março, mas não terminaria no mesmo mês. Após dias aguardando se a atualização do core das pesquisas Google iriam causar ou não perdas de ranqueamento do site, recebemos a notícia que não é hora de descansar.
Algumas ferramentas que medem a popularidade de sites enviaram e-mails para muitos donos de sites elogiando que nada negativo ocorreu, mas os desavisados não sabiam que a atualização da pesquisa Google não foi finalizada.
"The March 2024 core update is a more complex update than our usual core updates, involving changes to multiple core systems. It also marks an evolution in how we identify the helpfulness of content….
— Google SearchLiaison (@searchliaison) April 2, 2024
As this is a complex update, the rollout may take up to a month. It's likely…
No Reddit, um dos fóruns mais utilizados no mundo todo, John Muller disse que a atualização não está completa e muito menos concluída. Porém, esclarece que assim que for concluído o serviço atualizará o status final como completo.
Independentemente disso, se você notou coisas que valem a pena melhorar em seu site, eu iria em frente e faria as coisas. A ideia não é fazer alterações apenas para os buscadores, certo? Seus usuários ficarão felizes se você puder melhorar as coisas, mesmo que os mecanismos de pesquisa ainda não tenham atualizado a visão do seu site.
Além disso, embora eu não conheça o seu site, uma coisa que você pode fazer independentemente de qualquer coisa é descobrir como aumentar as fontes alternativas de tráfego, para que, quando os mecanismos de pesquisa reformularem a opinião sobre o seu site, você tenha menos opiniões fortes. flutuações (tornar as coisas mais independentes dos motores de busca). E, depois de seguir esse caminho, você provavelmente também notará que se concentra mais em criar valor para os usuários (porque deseja que eles venham, visitem e recomendem por conta própria) – que, em última análise, é o que os mecanismos de pesquisa também desejam.
Sobre atualização dos resultados de pesquisas Google
O Google explicou que veríamos mais volatilidade durante a atualização principal de março de 2024, com base na atualização de vários sistemas e no reforço mútuo. No geral, temos visto sites afetados se moverem na mesma direção (aumentando mais ou caindo mais). Mas existem alguns sites que veem mais volatilidade do que isso. Um bom exemplo podem ser vistos de um site que foi fortemente impactado por várias atualizações no segundo semestre de 2023 começou a retornar para uma série de consultas com a atualização principal de março de 2024.
Mas no fim de semana passado, a situação inverteu o curso. As capturas de tela abaixo mostram o aumento e a queda no GSC, classificando as tendências de rastreamento para uma série de consultas importantes para a empresa (também aumentando e diminuindo) e, em seguida, a visibilidade da pesquisa em ahrefs e SEMrush. É uma situação complicada para o site e talvez eu aborde mais sobre isso em um estudo de caso após a conclusão da atualização. E lembre-se, a atualização ainda não foi concluída. O Google confirmou ontem que ainda está sendo implementado. Fique atento.