Ubuntu 24.04 suporta fácil instalação do sistema de arquivos raiz OpenZFS com criptografia. Para aqueles que se perguntam sobre o suporte do sistema de arquivos raiz OpenZFS para o Ubuntu 24.04 LTS, ele está no local com o instalador de desktop do Ubuntu. Não só ainda está lá, mas agora também há a capacidade de configurar facilmente o Ubuntu em cima de um sistema de arquivos raiz criptografado OpenZFS.
No ano passado, quando o Ubuntu 23.04 foi lançado com seu novo instalador de desktop, ele não tinha o suporte ao sistema de arquivos raiz OpenZFS que estava presente em versões anteriores do Ubuntu Linux. Com o Ubuntu 23.10, o instalador moderno adicionou de volta o suporte experimental do sistema de arquivos ZFS raiz para novas instalações do Ubuntu Linux.
Com o Ubuntu 24.04 LTS sendo lançado no final deste mês, não apenas a opção de sistema de arquivos raiz (experimental) do OpenZFS ainda está lá, mas eles também adicionaram uma opção para configurar facilmente uma configuração criptografada do sistema de arquivos OpenZFS – semelhante ao LVM EXT4 existente com opção de criptografia que há muito é oferecida no Ubuntu Linux.
Ubuntu 24.04 suporta fácil instalação do sistema de arquivos raiz OpenZFS com criptografia
Em março foi a fusão adicionando a opção ZFS criptografada para o instalador de desktop Ubuntu.
Assim, com o Ubuntu 24.04 LTS é a capacidade de continuar com uma instalação padrão do sistema de arquivos EXT4, um sistema de arquivos criptografado usando LVM, ou usando OpenZFS com / sem criptografia. O Ubuntu 24.04 LTS também tem a capacidade de desfrutar de criptografia de disco completo com suporte de hardware com TPM como outra nova opção experimental. Ou, é claro, o instalador de desktop Ubuntu continua suportando particionamento manual (personalizado) também.
Além da instalação criptografada do OpenZFS, o instalador de desktop Ubuntu 24.04 LTS também adiciona novos recursos de acessibilidade e outros refinamentos, sendo este o primeiro lançamento de suporte de longo prazo com seu instalador de desktop moderno.