Nos últimos seis meses, o Google tem utilizado muito o Gemini. Parece que o Gemini está agora em tudo o que o Google faz, incluindo o sistema operacional Android, o sistema operacional móvel mais popular do mundo. Enquanto isso, a Apple não fez muito com IA generativa e modelos de linguagem grande (LLM). Todos os sinais apontam para que isso mude muito em breve. Informações apontam que Apple e OpenAI trabalharão juntas para trazer o ChatGPT para o iOS.
ChatGPT no iOS
Nos últimos meses, descobrimos que a Apple tem discutido com o Google e a OpenAI (proprietária do ChatGPT) sobre o uso de seus respectivos LLMs para potencializar recursos futuros que chegarão ao iOS. Agora, de acordo com o analista do setor Mark Gurman, o acordo da Apple com a OpenAI pode estar perto de ser finalizado.
É muito cedo para dizer, mas parece muito provável que o OpenAI possa potencializar alguns recursos do iOS 18. Enquanto isso, as negociações com o Google continuam. Portanto, é possível que existam recursos iOS desenvolvidos por ambas as empresas, o que certamente seria interessante.
Apple precisa usar IA própria?
O que falta em tudo isso é o próprio LLM da Apple. Sabemos que a Apple tem algo em andamento neste domínio, codinome internamente como “Ajax”. É possível, porém, que a empresa esteja atrasada no desenvolvimento, pelo menos o suficiente para ter algo substancial pronto para o iOS 18. Se for esse o caso, isso explicaria o cortejo da Apple tanto pela OpenAI quanto pelo Google. A verdade é que a empresa não tem nada de seu possui e não pode arriscar esperar que o Ajax esteja pronto porque até lá estará muito atrás da concorrência.
A Apple anunciará oficialmente o iOS 18 em sua Worldwide Developers Conference (WWDC) em junho, então saberemos com certeza como esses negócios funcionaram.
Há apenas um ano, surgiam rumores de que a Apple havia limitado o uso da empresa do ChatGPT devido a preocupações com potencial comprometimento de dados sensíveis. No entanto, os rumores mais recentes são de que a Apple está intensificando esforços para estabelecer sua própria divisão de inteligência artificial (IA). Em 30 de abril, o Cointelegraph relatou que a Apple havia recrutado especialistas do Google para construir sua própria equipe de especialistas em IA e aprendizado de máquina.
Além de montar equipes de especialistas em IA, a Apple também adquiriu recentemente duas startups locais de IA em Zurique, Suíça, o que a levou a construir um laboratório “secreto” na área chamado “Vision Lab”. Os próximos passos disso, saberemos em breve.