A ferramenta de empacotamento APT do Debian está trabalhando para estrear uma grande versão do APT 3.0. A série de desenvolvimento APT 2.9 está em andamento. No mês passado, tivemos a nova interface de usuário (CLI) do APT com uma exibição colunar, texto colorido e outras melhorias.
A ferramenta APT é amplamente usada em ambientes baseados em Debian. Assim, o APT 2.9.3 saiu como a versão de desenvolvimento mais recente e novo para esta versão é um novo solucionador de pacotes.
“APT 2.9.3 introduz a primeira iteração do novo solver codinome Solver3, e agora disponível com a opção –Solver 3.0. O novo solucionador funciona fundamentalmente diferente do antigo.
Solver3 é um algoritmo de solução de dependência totalmente backtracking que adia escolhas para o mais tarde possível. Começa com um conjunto vazio de pacotes, em seguida, adiciona os pacotes instalados manualmente e, em seguida, instala pacotes automaticamente conforme necessário para satisfazer as dependências.”
O novo solucionador 3.0 “solver3” é um solucionador totalmente back-tracking, pacotes instalados manualmente não são promovidos para remoção, a remoção automática é mais agressiva e outras melhorias em relação ao código do solver atual.
Debian lança APT 2.9.3
Por enquanto, este novo solver no APT 2.9.3+ só é ativado se estiver usando a opção de linha de comando “–solver 3.0“.
O desenvolvedor Debian Julian Andres Klode que liderou os trabalhos para este novo solucionador APT 3.0 escreveu um post no blog com mais detalhes técnicos sobre este solver.
Mais detalhes sobre as mudanças do APT 2.9.3 para esta versão de desenvolvimento via tracker.debian.org.