O Google prepara o Fuchsia OS para o Mesa 3D. Faz um tempinho que só se ouvem notícias negativas sobre o sistema do Google, desde a demissão de equipes completas até a uma possível descontinuação do desenvolvimento. Portanto, não deixa de ser uma grande surpresa saber que o Google vai aumentar o suporte ao Fuchsia OS na pilha de drivers gráficos 3D do Mesa.
Os engenheiros do Google começaram a transmitir “suporte simples” para o Mesa para obter partes básicas do Mesa construindo no Fuchsia OS com seu kernel Zircon. Esse “suporte bastante padrão” até agora é em torno do código utilitário do Mesa. O engenheiro do Google, C Stout, foi o autor do código, enquanto Gurchetan Singh, também do Google, passou a conduzir esse código para o upstream Mesa.
Google prepara o Fuchsia OS para o Mesa 3D
Embora isso possa abrir a porta para os drivers OpenGL e Vulkan de código aberto sendo usados no Fuchsia OS, isso dependeria ainda de ter o suporte necessário ao driver de kernel também e o winsys compatível e outros códigos relacionados ainda necessários.
O que o Google está usando inicialmente o Mesa com o Fuchsia OS parece ser em torno da implementação Vulkan baseada em software/CPU Lavapipe e gfxstream-vk como o Graphics Streaming Kit para serializar e encaminhar chamadas de API gráficas. (Por meio deste pedido de mesclagem antigo de quatro meses atrás está seu rascunho do código gfxstream para Mesa, embora ainda não seja upstream e ainda não se sabe se esse código chegará com sua forma atual.)
Este suporte muito simples e inicial do Fuchsia OS chegou hoje através desta solicitação de mesclagem do Mesa.