A Microsoft retirou a atualização KB5039302 do Windows 11 de junho. A empresa descobriu que essa atualização fazia com que alguns dispositivos fossem reiniciados repetidamente.
Atualização KB5039302 do Windows 11
A atualização KB5039302 é a atualização prévia de junho lançada esta semana, permitindo que consumidores e empresas testem novas correções de bugs e alterações antes de serem lançadas para todos como parte do Patch Tuesday de julho. No entanto, por conta do problema identificado, ela não está mais disponível para os usuários do sistema.
Em uma nova postagem no Windows Message Center, a Microsoft afirma que após instalar a atualização KB5039302, alguns sistemas podem reinicializar repetidamente, o que a levou a retirar a atualização. “Após instalar as atualizações lançadas em 26 de junho de 2024 (KB5039302), alguns dispositivos podem não iniciar”, explica a Microsoft.
Os sistemas afetados podem reiniciar repetidamente e exigir operações de recuperação para restaurar o uso normal.
Dispositivos afetados pelo problema
A Microsoft diz que o problema afeta principalmente dispositivos que utilizam ferramentas de máquina virtual e recursos de virtualização, como CloudPC, DevBox, Azure Virtual Desktop. Um usuário do Windows também relatou no Reddit que o bug está afetando suas VMs VMware.
Ainda de acordo com a empresa, ela retirou a atualização KB5039302 para investigar o que está causando as reinicializações, e os usuários do Windows não a verão mais oferecida no Windows Update e no Windows Update for Business. A Microsoft afirma que os usuários da edição Windows Home são menos propensos a enfrentar o problema, pois a virtualização não é comumente usada nesses ambientes.
Saiba como resolver o problema
Se você for afetado por esta atualização defeituosa, precisará desinstalá-la por meio do Ambiente de Recuperação do Windows 11. Após algumas reinicializações com falha, o Windows deve reinicializar automaticamente no ambiente de recuperação, conforme mostrado abaixo.
Quando estiver na tela acima, clique em Solução de problemas, depois em Opções avançadas, em Desinstalar atualizações e, por fim, clique em Desinstalar a atualização de qualidade mais recente. Você será solicitado a confirmar se deseja desinstalar as atualizações, o que você deve permitir.
O KB5039302 começará a ser desinstalado, o que pode levar algum tempo, portanto, seja paciente. Quando terminar, você será solicitado a reiniciar o computador e, agora que a atualização foi desinstalada, você poderá inicializar o Windows 11 novamente.
Uma atualização nova deve ser lançada nos próximos dias. Por enquanto, você precisará desinstalar essa última lançada.