O Debian GNU/Hurd adiciona Kernel SMP Experimental de 32 bits e Compilador Rust. A equipe do GNU Hurd lançou sua atualização de status do Q2’2024 para descrever a atividade recente em torno desta plataforma de micro-kernel.
Durante o último trimestre, cabeçalhos públicos para a porta GNU Mach AArch64 foram confirmados como API/ABI para esta porta. Os desenvolvedores do Hurd agora foram capazes de executar alguns servidores Hurd, executar a Glibc e executar programas Unix simples no AArch64 Hurd… Então, sim, o Hurd/Mach agora está trabalhando em hardware ARM de 64 bits. Mas “nem tudo está funcionando ainda” em hardware real.
Debian GNU/Hurd adiciona Kernel SMP Experimental de 32 bits e Compilador Rust
A outra notícia interessante do Hurd é que o Debian GNU/Hurd agora oferece um kernel experimental GNU Mach SMP de 32 bits, bem como um compilador Rust (rustc). Sim, finalmente em 2024 chega o Debian GNU/Hurd com um kernel simétrico de multiprocessamento (SMP) para hardware/VMs multi-core, mas ainda está limitado a apenas x86 de 32 bits por enquanto. Hurd há muito tempo ficou para trás no suporte SMP e x86_64. Experimentando o Debian GNU/Hurd há uma década, mas com algum progresso desde então.
O desenvolvedor Samuel Thibault explicou sobre o suporte inicial ao kernel SMP e PAE (Physical Address Extension) de 32 bits:
No último upload do gnumach, adicionei variantes smp e pae do kernel. pae deve ser relativamente bom e permitir acessar mais do que a memória 3G. O SMP é completamente experimental, e precisa de correção aqui e ali, parece que o roteamento IRQ, notadamente, precisa de correções, mas pelo menos as pessoas podem facilmente tentar.
Debian GNU/Hurd é até compilar cerca de 71% do repositório de pacotes Debian.
Mais detalhes sobre este progresso do Q2’2024 no GNU Hurd podem ser encontrados no site do projeto Hurd.