A realidade assustadora é que nossos smartphones não precisam nos espionar para que as empresas nos forneçam anúncios direcionados – e muitas vezes invasivos. A louca quantidade de dados pessoais que entregamos a cada dia a empresas de mídia social e profissionais de marketing é mais do que suficiente para que eles saibam muito sobre nós.
Projeto New Organs
Refletindo sobre a questão, a Mozilla quer se aprofundar nesse fenômeno ‘ouvindo’ os usuários. É aí que entra o artista multimídia, Tega Brain. Ele está produzindo uma série de vídeos chamada New Organs. Assim, a ideia é ouvir pessoas reais que estão convencidas sobre as escutas da internet.
Para este projeto, Tega irá documentar e registrar histórias selecionadas. Deste modo, Tega tentará revelar os mecanismos e as estratégias de marketing das empresas para “seguir” ou “ouvir” clientes on-line.
Você verá os dois lados da história: daqueles que temem que estejam sendo vigiados; e daqueles que usam técnicas de vigilância para vender mercadorias – e plantar idéias.
A Mozilla convida todos a participarem do projeto enviando sua história. “Nós vamos ler e se a sua história for boa, entraremos em contato”, diz o pedido.