A distribuição Solus Linux adiciona suporte para AppArmor. O projeto Solus Linux anunciou hoje que vai abandonar os patches AppArmor carregados por seus kernels. Por sua vez, isso significa que seu suporte de empacotamento Snap só será executado com confinamento parcial.
Remover os patches do AppArmor das compilações do kernel Solus Linux é o “primeiro passo” para encerrar o suporte para pacotes Snap no Solus. Eles ainda pretendem apoiar o Snaps até o final do ano civil de 2024, mas com o suporte do AppArmor eliminado, isso significa apenas confinamento parcial do aplicativo. A Solus incentiva os usuários a mudar para soluções alternativas, como Flatpaks, que se beneficiam de um suporte mais amplo ao ecossistema Linux.
Solus Linux adiciona suporte para AppArmor
“Com a atualização 6.9 para o nosso ramo atual do kernel Linux, estamos descartando o patchset AppArmor da Canonical. Isso significa que os snaps agora serão executados com confinamento parcial se você estiver usando o kernel atual. Nosso kernel LTS ainda terá os patches AppArmor aplicados.
Descartar esses patches é o primeiro passo para encerrar o suporte ao Snap on Solus. Os snaps ainda serão suportados pelo resto de 2024, eles estarão funcionando apenas com confinamento parcial. A longo prazo, os usuários do Snap são incentivados a explorar soluções alternativas, como o Flatpak.”
Após 2024, não haverá suporte oficial para o uso de Snaps no Solus Linux. A remoção dos patches do kernel do AppArmor reduz em 60+ patches a quantidade de trabalho realizado pela equipe do Solus. Há também outras vantagens de manutenção e construção, bem como a remoção deste suporte. A Solus está se comprometendo com o Flatpaks como sendo o caminho preferido para a instalação de software não encontrado em seus repositórios oficiais.
Mais detalhes para os interessados através do blog Solus Linux.