O dispositivo de jogos ASUS ROG Ally X já recebe patches do Linux. Neste fim de semana, o ASUS ROG Ally X começou a ser enviado como uma versão atualizada do console de jogos portátil ASUS ROG Ally, lançado no ano passado.
O ASUS ROG Ally X ainda é alimentado pelo AMD Ryzen Z1 Extreme SoC e, em sua maior parte, semelhante ao modelo original, mas agora com 24 GB de memória LPDDR5X-7500 acima dos 16 GB de LPDDR5-6400, o dobro da capacidade da bateria, 1 TB de armazenamento NVMe em vez de 512 GB, controles de entrada aprimorados, resfriamento aprimorado e outros refinamentos. Porém, ainda está executando o Microsoft Windows 11 pronto para uso.
Com o ASUS ROG Ally, o Linux estava funcionando bem desde o início, em parte graças a ser uma plataforma AMD Ryzen Z1 (Extreme) e o suporte Zen 4 sendo todo quadrado. Com o ASUS ROG Ally X, ele continua a rodar o Linux sem muita surpresa.
ASUS ROG Ally X já recebe patches do Linux
Luke Jones, que liderou grande parte das melhorias do ASUS Linux em laptops e no ROG Ally, enviou seu primeiro patch hoje para melhorar o ROG Ally X. Este patch para o driver ASUS WMI é para que o ASUS ROG Ally X seja capaz de aproveitar as mesmas peculiaridades aplicadas ao ROG Ally original.
“O novo ROG Ally X funciona da mesma forma que o modelo anterior, para que possamos usar o mesmo método para garantir que os dispositivos USB do MCU sejam ativados e reconectados corretamente.
Dado que dois dispositivos marcam o início de uma tendência, este patch também adiciona uma tabela de peculiaridades para facilitar futuras adições se o MCU for o mesmo.”
É ótimo ver Luke Jones novamente impulsionando o suporte ao hardware Linux da ASUS por meio da colaboração com a empresa. E é bom ver este console portátil para jogos atualizado com especificações impressionantes sendo capaz de rodar no Linux para aqueles que desejam substituir o sistema operacional Windows 11 padrão. Veremos o que mais vem dos patches e otimizações do ASUS ROG Ally X Linux à frente.