CockroachDB, um dos principais bancos de dados distribuídos do mercado, anunciou mudanças significativas em seu modelo de licenciamento. A empresa decidiu descontinuar a edição CockroachDB Core, que era oferecida sob uma licença de código aberto, e adotar um novo modelo de licenciamento, o Business Source License (BSL). Essa mudança visa garantir uma maior sustentabilidade financeira e proteger a base de código de eventuais usos indevidos por terceiros.
Novos termos de licenciamento
A partir de agora, as futuras versões do CockroachDB serão licenciadas sob o BSL, que permite o uso gratuito do software com limitações em situações específicas, como a criação de produtos concorrentes. O BSL é visto como uma forma de equilibrar as necessidades de desenvolvimento aberto com a proteção comercial, oferecendo um período de exclusividade para a empresa antes que o código seja liberado totalmente como open-source após um determinado tempo.
Impacto para a comunidade
Nos últimos dez anos, a Cockroach Labs ajudou seus clientes a liderar em seus respectivos mercados, com arquiteturas de dados capazes de sobreviver a falhas de nós, data centers, regiões de nuvem e até permitir a troca completa de um provedor de nuvem sem perda de continuidade dos negócios. A solução é agnóstica em relação a nuvens públicas ou privadas, permitindo portabilidade sem downtime e implantações híbridas. Além disso, mantém a flexibilidade para a futura repatriação de dados, uma vez que a única certeza é que os requisitos de negócios continuarão a evoluir de maneiras imprevisíveis.
A capacidade da Cockroach Labs de enfrentar esses e outros desafios é a principal razão pela qual o CockroachDB se tornou o banco de dados global confiável para executar as cargas de trabalho críticas das empresas mais importantes do mundo.
Desde o início, o CockroachDB foi lançado como um software que os clientes podem operar por conta própria (“self-hosted”) em duas versões: uma versão Core gratuita, destinada a fornecer tudo o que um usuário individual ou startup precisa para escalar; e uma versão Enterprise, posicionada para empresas de grande porte com aplicações críticas, necessitando de recursos como otimização de cluster, recuperação de desastres, segurança aprimorada e suporte especializado. O uso extensivo de ambas as ofertas permitiu a rápida evolução do CockroachDB.
Com o tempo, surgiram duas tendências no uso do produto Core. Primeiro, startups e outras pequenas empresas frequentemente demonstraram o desejo de utilizar recursos Enterprise não disponíveis no Core. Em segundo lugar, um número crescente de empresas de grande porte tem optado por não utilizar todos os recursos do CockroachDB, preferindo a versão gratuita do Core em vez da licença Enterprise. A ironia da resiliência de ponta do CockroachDB é que, à medida que o produto amadureceu, casos de uso podem ser executados cada vez mais em produção com pouca necessidade de suporte ou manutenção por parte dos operadores.
Consequentemente, a Cockroach Labs está introduzindo um novo modelo de licenciamento que alinha melhor as necessidades de seus clientes com as do negócio:
- Fornecendo a todos os usuários a totalidade das capacidades do CockroachDB
- Continuando a permitir que indivíduos, estudantes e pequenas empresas usem a versão Enterprise gratuitamente – um investimento para ajudá-los a atingir todo o seu potencial utilizando um produto de nível empresarial
- Incentivando uma troca justa de valor com empresas de grande porte para continuar a evolução rápida do CockroachDB
- Mantendo o código “source available” para que as ideias por trás do CockroachDB possam ajudar a fomentar a inovação em todo o ecossistema
A partir de novembro, com o lançamento da versão 24.3, a Cockroach Labs estará descontinuando a oferta Core e introduzindo uma nova estrutura de licenciamento Enterprise para usuários self-hosted, aplicada também a novos lançamentos de patch das versões 23.1 e posteriores. Essa nova estrutura proporcionará a todos os usuários as robustas capacidades do banco de dados, anteriormente disponíveis apenas na licença Enterprise. O CockroachDB permanecerá completamente disponível em código fonte. Observe que não haverá mudanças para os clientes da plataforma em nuvem.
Novos níveis de licença de teste e gratuita – disponíveis em 18 de novembro
- CockroachDB Enterprise Trial: Esta licença estará disponível para testes de autoatendimento, com duração de 30 dias, e com suporte da comunidade.
- CockroachDB Enterprise Free: Gratuita para desenvolvedores individuais, estudantes, pesquisadores acadêmicos e empresas com receitas anuais inferiores a US$10 milhões. Essa licença pode ser renovada anualmente e conta com suporte da comunidade.
Uma versão poderosa Self-Hosted do CockroachDB Enterprise
No passado, dividir capacidades entre Core e Enterprise inevitavelmente comprometeu a experiência de uso do CockroachDB. Ao consolidar em uma única oferta CockroachDB Enterprise, a Cockroach Labs está garantindo que todos os usuários tenham acesso completo ao produto, com uma experiência de teste simplificada. Indivíduos e pequenas empresas agora se beneficiarão de capacidades que antes estavam disponíveis apenas para clientes pagantes, mas continuarão usando o CockroachDB gratuitamente.
Próximos passos
Detalhes adicionais, incluindo respostas a perguntas frequentes e um formulário para contato com a equipe, estão disponíveis no hub de informações da Cockroach Labs. Embora a estrutura de licenciamento esteja evoluindo, o compromisso da Cockroach Labs com sua comunidade, parceiros e clientes permanece inalterado. A empresa agradece pela confiança depositada no CockroachDB.