O engenheiro da Valve, Mike Blumenkrantz, quer acelerar o desenvolvimento do protocolo Wayland.
O engenheiro de software gráfico de código aberto da Valve, Mike Blumenkrantz, é bem conhecido na comunidade Linux por seu trabalho no código do driver Zink OpenGL-on-Vulkan, várias otimizações de driver Mesa e escrita criativa em seu blog. Ele também assumiu uma nova tarefa: acelerar ainda mais o desenvolvimento do protocolo Wayland.
Com a recente proposta de Frog-Protocols do colega engenheiro da Valve Linux, Joshua Ashton, para servir como uma alternativa aos protocolos Wayland para poder iterar novos protocolos Wayland mais rapidamente, Mike Blumenkrantz também está assumindo a causa de tentar fazer com que o desenvolvimento do protocolo Wayland avance mais rápido para que os esforços não fiquem paralisados por meses ou anos de cada vez.
Engenheiro da Valve quer acelerar o desenvolvimento do protocolo Wayland
Blumenkrantz propôs adicionar uma nova área de desenvolvimento de protocolo “experimental” ao Wayland-Protocols. Enquanto um protocolo ainda está dentro da pasta “experimental”, pode haver alterações significativas permitidas, mas para servir para um desenvolvimento mais iterativo antes de estar pronto para teste ou estável. Se essa proposta “experimental” for adotada, ela poderá ajudar a acelerar o desenvolvimento de novos protocolos e colocar novos protocolos no repositório mais rapidamente.
Mike Blumenkrantz e Daniel Stone também estão servindo como Mesa como membro da governança Wayland-Protocols.
Mike escreveu uma postagem no blog descrevendo as dores de cabeça do desenvolvimento do protocolo Wayland como estão atualmente e suas esperanças de ajudar a resolver a situação no futuro.