A equipe de desenvolvedores do KDE está finalizando os preparativos para o lançamento do Plasma 6.2, previsto para terça-feira, 8 de outubro de 2024, caso não surjam problemas de última hora. Nate Graham, desenvolvedor do KDE, compartilhou uma atualização semanal destacando os avanços e as melhorias em andamento na comunidade KDE. Além da preparação para o lançamento do Plasma 6.2, a equipe está trabalhando em novos recursos para a versão 6.3.
Novos Recursos e Melhorias em Destaque:
- Distribuições poderão configurar o número de aplicativos exibidos na página inicial do Discover.
- O Discover agora mostra o tamanho total dos updates disponíveis apenas após a verificação completa, garantindo precisão nas informações.
- A versão Plasma 6.2 corrige a falha mais comum do Plasma no X11, que ocorria ao reativar um monitor em suspensão.
- Outras falhas do KWin também foram corrigidas na versão Plasma 6.2.
- Plasma 6.2.1 ajustará a aceleração do ponteiro em jogos XWayland com escalonamento de tela para igualar o comportamento dos apps nativos do Wayland.
Para mais detalhes sobre as mudanças, confira o blog de Nate Graham aqui.
Alterações notáveis na interface e correções de bugs
O Plasma 6.2 traz uma série de melhorias e correções que visam proporcionar uma experiência mais estável e intuitiva para os usuários. Algumas das principais atualizações incluem:
- Retorno ao estilo anterior de nomeação de dispositivos de áudio, com heurísticas adicionais para otimizar o uso com PipeWire, mantendo a opção de renomeação de dispositivos.
- O Discover agora mostra o tamanho correto das atualizações após a verificação, evitando informações imprecisas.
- Correções para falhas comuns no Plasma e KWin que afetavam a estabilidade ao utilizar monitores externos e durante a busca pelo recurso Overview.
- Ajustes para melhorar o comportamento de aceleração do ponteiro em jogos executados via XWayland.
Como você pode contribuir
A equipe KDE incentiva a comunidade a se envolver no desenvolvimento e melhoria contínua do Plasma. Mesmo quem não é programador pode contribuir, participando de discussões, testando novas funcionalidades ou apoiando financeiramente o projeto. Acesse aqui para saber como participar.