Steam Play Atualizado

VKD3D-Proton 2.14: Novidades, melhorias e recursos

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O VKD3D-Proton, ferramenta essencial para a execução de jogos Direct3D 12 no Steam Play (Proton), acaba de lançar sua versão 2.14. Desenvolvida por Hans-Kristian Arntzen em parceria com a Valve, esta atualização traz uma série de novos recursos, melhorias de desempenho e correções que prometem melhorar a experiência de jogo, especialmente para usuários de GPUs AMD e NVIDIA.

Recursos destacados do VKD3D-Proton 2.14

A versão 2.14 inclui funcionalidades inovadoras que aprimoram a compatibilidade e o desempenho de jogos no Linux. Confira as principais adições:

  • Estatísticas de quadros DXGI: Agora disponíveis graças à integração com DXVK DXGI.
  • Limitador global de taxa de quadros: Permite controlar a taxa de quadros com precisão, oferecendo suporte para metas de taxa de quadros em tela cheia sem alterações de modo.
  • Suporte a formatos de vídeo planar: Formatos como NV12 agora são compatíveis.
  • Correção do viés de profundidade D24 em GPUs AMD: Implementado para funcionar corretamente quando a extensão VK_EXT_depth_bias_control está habilitada.
  • Integração com DLSS3: Um novo recurso de interoperabilidade de comandos permite ao DXVK-NVAPI implementar a geração de quadros DLSS3.
  • Extensões Vulkan mais recentes: Suporte às extensões VK_KHR_compute_shader_derivatives e VK_EXT_device_generated_commands.

Melhorias de desempenho

A versão também foca em otimizações para tornar os jogos mais fluidos:

  1. Redução do consumo de VRAM em GPUs RDNA2 e RDNA3, graças ao suporte à extensão VK_MESA_image_alignment_control.
  2. Redução da sobrecarga da CPU em jogos que realizam consultas frequentes ao suporte de formato da cadeia de troca.
  3. Reestruturação da lógica de envio de filas: Otimizada para lidar melhor com padrões de envio complexos, como os encontrados em jogos com geração de quadros FSR 3.1.
  4. Melhoria no desempenho em jogos específicos: A exemplo de Final Fantasy XVI, que teve quase o dobro de desempenho com FSR 3 em algumas configurações.

Correções e soluções de contorno

O VKD3D-Proton 2.14 também aborda uma variedade de bugs e problemas, garantindo maior estabilidade:

  • Correções para consultas de multi-amostragem em World of Warcraft.
  • Soluções para falhas gráficas em Dragon Age: Veilguard e Stalker 2.
  • Ajustes para problemas específicos em jogos como Red Dead Redemption e Hunt: Showdown.
  • Soluções para falhas de GPU em Star Wars: Outlaws e Skull & Bones.

Outros destaques

Além das melhorias principais, esta atualização traz ferramentas de depuração avançadas, incluindo suporte para instruções QA, controle de comportamento de QA por shader e novos caminhos opcionais para DXBC com o uso da biblioteca oficial dxilconv.

Como atualizar

A nova versão do VKD3D-Proton já está disponível para download. Acesse o repositório oficial no GitHub para obter mais detalhes, baixar a atualização e explorar os recursos completos.

A atualização do VKD3D-Proton 2.14 solidifica ainda mais a posição do Steam Play como uma das melhores soluções para jogos no Linux. Com suporte ampliado, desempenho aprimorado e correções essenciais, esta versão promete atender às expectativas dos jogadores mais exigentes. Atualize agora e aproveite uma experiência de jogo mais fluida e confiável!