A funcionalidade do Google Lens passou por uma atualização significativa. Agora, ao abrir o Google Lens no Android e iOS, o visor da câmera é ativado imediatamente, permitindo uma experiência mais ágil para tirar fotos e realizar buscas visuais.
Antes, ao acessar o Google Lens através do atalho na barra de pesquisa ou do ícone do aplicativo, o sistema exibía uma visualização da galeria. Embora fosse possível visualizar uma prévia ao vivo da última foto, a maior parte da interface era dedicada às imagens já capturadas, como capturas de tela recentes e fotos do rolo da câmera. Para iniciar o visor da câmera, era necessário tocar ou deslizar a tela.
Melhorias no design e funcionalidade do Google Lens
Com a nova atualização, ao abrir o Google Lens, o visor da câmera aparece instantaneamente, permitindo que você capture imagens para realizar a busca visual sem interrupções. Essa mudança é especialmente útil com o crescimento da funcionalidade “Círculo para Pesquisar”, que se aplica a objetos do mundo real, enquanto o CtS (Círculo para Pesquisar) foca no conteúdo presente na tela do dispositivo.
O novo design também trouxe uma pré-visualização circular das imagens recentes, no lugar da tradicional forma quadrada arredondada. Esse pequeno ajuste facilita a navegação entre as fotos e a galeria, além de apresentar um botão de histórico no canto superior direito, lançado em 2024, que permite visualizar buscas anteriores.
Adicionalmente, o Google simplificou a integração de comandos de voz, permitindo que os usuários pressionem o botão da câmera por mais tempo para adicionar uma consulta de texto à imagem capturada. O Google também está testando a funcionalidade de pesquisa de vídeo no Search Labs, oferecendo mais opções para explorar conteúdos multimídia.
Essa atualização pode ser vista nas versões mais recentes do aplicativo Google para Android (16.0.7) e iOS, trazendo uma experiência mais fluida e intuitiva para os usuários.