Panorama mobile

Apple assume liderança global no 1º trimestre de remessas de smartphones

Apple superou Samsung e liderou o mercado global de smartphones no primeiro trimestre de 2025, impulsionada pelo iPhone 16e e forte desempenho em regiões emergentes.

Logomarca Apple

Pela primeira vez em sua trajetória, a Apple conquistou o topo do ranking global de remessas de smartphones no primeiro trimestre do ano, superando todas as outras fabricantes. A informação foi divulgada em um novo relatório da Counterpoint Research, destacando que o desempenho da empresa foi fortemente impulsionado pelo recente lançamento do iPhone 16e.

Apple lidera mercado de smartphones no início de 2025

Liderança Apple

Apesar de vendas estáveis ou ligeiramente em queda nos mercados tradicionais — como Estados Unidos, Europa e China — a Apple teve desempenho notável em regiões estratégicas. Regiões como Japão, Índia, Sudeste Asiático, Oriente Médio e África apresentaram um crescimento expressivo de dois dígitos, ampliando a presença da marca fora de seus principais centros.

Com uma participação de 19% no mercado global, a Apple registrou aumento de 4% nas vendas em relação ao mesmo período de 2024. A Samsung, tradicional líder no segmento, ficou em segundo lugar com 18% de participação, mas viu suas vendas caírem 5%. Ainda assim, a gigante sul-coreana mostrou recuperação significativa em março, graças à chegada da nova linha Galaxy S25, em especial o modelo S25 Ultra, que teve participação superior ao seu antecessor dentro da família premium.

Na terceira colocação, a Xiaomi alcançou 14% de participação e um crescimento de 5%, puxado principalmente pela forte demanda no mercado chinês e pela expansão da marca em novos territórios internacionais.

A Vivo foi destaque como a fabricante com o crescimento mais acelerado, com um salto de 6% nas vendas e empate com a Oppo, ambas com 8% de mercado. No entanto, enquanto a Vivo cresceu, a Oppo teve uma leve retração de 1%, mesmo com bom desempenho na Índia, América Latina e Europa.

Entre as outras marcas notáveis, a Huawei se destacou como líder absoluta no mercado chinês. Já Honor e Motorola também registraram crescimento relevante em vários países, embora ainda não figurem entre as cinco maiores em remessas globais.

No geral, o mercado de smartphones apresentou um avanço de 3% nas remessas no primeiro trimestre de 2025. Ainda assim, a previsão da Counterpoint para o ano aponta uma leve retração em comparação com 2024, principalmente devido ao impacto das tarifas norte-americanas sobre a cadeia global de fornecimento e comercialização.