A Xiaomi está pronta para intensificar sua participação no mercado de veículos elétricos. Com o lançamento oficial do SUV YU7 previsto para julho de 2025, a gigante chinesa planeja entregar cerca de 100 mil unidades ainda neste ano, de acordo com projeções do Deutsche Bank. Esse volume posiciona o modelo como um forte concorrente do Tesla Model Y, desafiando a liderança da marca americana no segmento de SUVs elétricos.
Xiaomi acelera e mira Tesla com SUV YU7 mais potente e espaçoso

Expansão agressiva da produção
Em 2024, a Xiaomi iniciou entregas do seu primeiro modelo elétrico, o SU7, enfrentando prazos de espera que ultrapassam 40 semanas. Para enfrentar esse desafio, a empresa vem expandindo sua capacidade produtiva. A fábrica em Pequim já opera em turnos duplos desde junho de 2024, e a segunda fase da planta está programada para ser finalizada até junho de 2025. Isso deve aliviar gargalos e possibilitar a entrega da meta de 380 mil veículos elétricos no ano, somando SU7 e YU7.
YU7: desempenho superior ao Tesla Model Y?
A Xiaomi posiciona o YU7 como um SUV mais avançado que o Model Y, sobretudo em aspectos como autonomia, recarga e espaço. A versão padrão do YU7, com tração traseira (RWD), alcança até 835 km com uma carga completa no ciclo CLTC — mais de 240 km a mais que o Tesla Model Y RWD. Isso é possível graças à bateria de 96,3 kWh, significativamente maior que os 62,5 kWh do modelo da Tesla.
Outro diferencial é a plataforma de carregamento de 800V, que, segundo a Xiaomi, pode adicionar 620 km de autonomia em apenas 15 minutos. Isso supera o tempo de carregamento do Model Y, que leva cerca de 27 minutos para ir de 10% a 80% de carga.
Comparativo técnico: YU7 vs Model Y
Característica | Xiaomi YU7 RWD | Tesla Model Y RWD | YU7 Pro AWD | Model Y LR AWD |
---|---|---|---|---|
Autonomia (CLTC) | 835 km | 593 km | 770 km | 719 km |
Capacidade da bateria | 96,3 kWh | 62,5 kWh | 96,3 kWh | 78,4 kWh |
Plataforma de carregamento | 800 V | 400 V | 800 V | 400 V |
Potência máxima | 235 kW | 220 kW | 365 kW | 331 kW |
0 a 100 km/h | 5,9 s | 5,9 s | 4,27 s | 4,3 s |
Velocidade máxima | 240 km/h | 201 km/h | 240 km/h | 201 km/h |
Peso | 2.315 kg | 1.921 kg | 2.425 kg | 1.992 kg |
Três versões e um rival à altura
O YU7 será lançado nas variantes Standard, Pro e Max. A versão Max promete potência impressionante de 508 kW (cerca de 681 cv), rivalizando diretamente com o Model Y Performance — atualmente indisponível na China. Enquanto isso, rumores sugerem que a Tesla pode lançar uma versão de 7 lugares do Model Y no início de 2026, o que pode reacender a disputa.
Uma batalha de titãs no mercado chinês
Apesar do crescimento da Xiaomi, a Tesla ainda possui vantagens competitivas em áreas como eficiência aerodinâmica, peso reduzido e integração de software. No entanto, com os avanços da produção chinesa e a possível estabilização das entregas da Xiaomi até o fim de 2025, o ano de 2026 pode marcar uma nova fase na guerra pelos SUVs elétricos na China.
A estreia oficial do YU7 está marcada para julho, ocasião na qual mais detalhes sobre preços e configurações finais devem ser divulgados. Até lá, o mercado acompanha atentamente os próximos passos dessa rivalidade.