Uma boa notícia para os fãs do GNOME. A nova versão 3.32 corrige um problema frustrante se você tiver tentado usar o GNOME no Wayland. A mesma coisa vale para o gerenciador de login do GDM com o Wayland enquanto roda em gráficos ASpeed. Assim, um problema comum a muitas placas de estações de trabalho/servidores foi resolvido: não é mais irritantemente lento. Portanto, o GNOME no Wayland corrige lentidão em gráficos ASpeed.
Vários problemas de desempenho no GNOME Wayland
Outro grande problema com a sessão Wayland do GNOME tem sido o terrível desempenho devido ao ASpeed ??ter um driver KMS. A renderização é transferida para o LLVMpipe com o ASpeed ??fornecendo apenas hardware de exibição. Porém, isso tem sido uma experiência de usuário absolutamente terrível.
Sem se falar que, quase sempre, o GNOME tem sido um desastre em uma das muitas estações de trabalho/servidores com ASpeed. Até mesmo o tempo que leva para atualizar a tela após a entrada do teclado foi demorado. O mesmo ocorre com movimentos do mouse.
Felizmente, no código do Mutter do GNOME há o compromisso de usar o shadow frame-buffer no software OpenGL, se preferir. A preferência para usar o ShadowFB é indicada por um recurso de DRM e é definida na instância do driver ASpeed ??KMS.
Isso resolve a questão de entrada de teclado e mouse do GNOME ser extremamente lenta com gráficos ASPEED.
Lançamento do GNOME 3.32 previsto para março
O GNOME 3.32 com essa mudança (e muitas outras melhorias) será lançado em março. A nova versão é trabalhada desde outubro e promete, principalmente, corrigir problemas de consumo de memória.
Então, se quiser acompanhar de perto o calendário de lançamentos do GNOME, clique no botão abaixo:
[button href=”https://wiki.gnome.org/ThreePointThirtyone” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Calendário GNOME[/button]
Da mesma forma, para obter informações em português, acesse a página Wiki do GNOME em nosso idioma:
[button href=”https://wiki.gnome.org/GnomeBrasil” type=”btn-default” size=”btn-lg”]GNOME WIKI em português[/button]