A equipe de desenvolvimento por trás do LXQt (Lightweight Qt Desktop Environment) lançou uma nova atualização de manutenção. Assim, está mais próximo o lançamento da versão 1.0. Confira neste post que o LXQt 0.14 adiciona visualização dividida ao gerenciador de arquivos.
O LXQt 0.14.0 é a mais recente versão estável do ambiente de desktop Lightweight Qt. Ele desenvolve o legado do projeto LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment) baseado nas mais recentes tecnologias Qt.
Esta versão vem oito meses após o LXQt 0.13.0 e adiciona uma nova camada de otimização e melhorias.
Entre os desenvolvimentos mais interessantes, destacamos:
- a tela dividida;
- a inclusão dos arquivos pcmanfm-Qt;
- gerenciador de porta usada em arquivos LXDE pcmanfm;
- e uma melhor gestão de dispositivos externos e vista desktop.
- A área de trabalho agora pode exibir os ícones de Computador, Lixeira, Redes e diretório pessoal.
- O ícone da Lixeira é interativo e, por meio dele, você pode esvaziar a lixeira ou restaurar arquivos, se tiver sido excluída acidentalmente.
Outros dados
O LXQt 0.14.0 adiciona suporte para renderização EXIF nos dados de imagem e imgBB para LxImage-Qt, uma mudança para guias com base em margens de história e personalizados para QTerminal.
Muitas dependências mudaram com o lançamento do LXQt 0.14.0. Agora, ele requer o C ++ ISO Standard 14, o lxqt-build-tools 0.6.0 e o cmake 3.1.0 ou superior. Muitos dos pacotes essenciais receberam atualizações e todas as traduções foram enviadas para seus respectivos repositórios.
Se você quiser fazer o download do LXQT 0.14.0, pode esperar que ele chegue ao repositório de sua distribuição Linux.
A equipe de desenvolvimento do LXQt ainda está trabalhando no LXQt 1.0.0, que chegará em algum momento este ano com melhorias e novos recursos.
Veja mais detalhes clicando no botão abaixo:
[button href=”https://lxqt.org/release/2019/01/25/lxqt-0140/” type=”btn-default” size=”btn-lg”]LXQt 0.14.0[/button]