O WhatsApp, Facebook e Instagram enfrentaram uma uma queda generalizada devido a uma mudança feita nos servidores. Assim, muita gente sequer conseguia logar nessas redes ou mandar mensagens. As três plataformas estão sob o guarda-chuva do Facebook. O problema ocorreu no último dia 13 e afetou as redes sociais e mensageiros.
Yesterday, as a result of a server configuration change, many people had trouble accessing our apps and services. We’ve now resolved the issues and our systems are recovering. We’re very sorry for the inconvenience and appreciate everyone’s patience.
— Facebook (@facebook) 14 de março de 2019
Três milhões em um dia
Embora a interrupção tenha sido bastante preocupante tanto para a gigante das mídias sociais quanto para seus milhões de usuários, adivinhe quem beneficiou do incidente? Exatamente, o Telegram. Assim como ocorre todas as vezes que o WhatsApp sai do ar, o mensageiro ganhou uma legião de usuários em todo o planeta.
Pavel Durov, o fundador da popular plataforma de mensagens seguras Telegram, afirma ter tido um aumento nas inscrições nas últimas 24 horas, no momento em que seus serviços de mensagens concorrentes estavam enfrentando o tempo de inatividade.
Eu tenho 3 milhões de novos usuários inscritos no Telegram nas últimas 24 horas, escreveu Durov em seu canal Telegram. Bom, temos verdadeira privacidade e espaço ilimitado para todos, concluiu.
Alternativa viável
O Telegram é uma excelente alternativa aos serviços Messenger e WhatsApp do Facebook, oferecendo aos usuários um recurso opcional de mensagens criptografadas de ponta a ponta, para que ninguém, nem mesmo o Telegram, possa acessá-los.
O Telegram adotou o suporte de criptografia de ponta a ponta em 2013 – três anos antes do WhatsApp e do Facebook Messenger.
Além disso, o Telegram Messenger introduziu muitos recursos exclusivos nos últimos meses que nenhum outro aplicativo de mensagens amplamente adotado está oferecendo. Dois desses recursos incluem:
- Suporte a múltiplas contas: os usuários podem adicionar até 3 contas de Telegram e alternar facilmente entre elas simultaneamente, sem fazer logout.
- Criar enquetes: O Telegram oferece recurso de pesquisa integrado para grandes comunidades, permitindo que elas coordenem suas atividades e discutam problemas complexos com eficiência.
O Telegram já enfrentou restrições e proibições em países como o Irã, bem como em seu país natal, a Rússia, depois que Durov se recusou a atender as solicitações do governo por chaves de criptografia e informações sobre seus usuários.
Em 5 anos ou mais, o Telegram divulgou exatamente zero bytes de dados privados para terceiros, incluindo governos. É por isso que o Telegram é proibido por governos autoritários como Rússia e Irã. Outros aplicativos como o WhatsApp não têm problemas, disse Durov em um tweet.
A mensagem do Telegram de Durov não oferece nenhuma explicação para o súbito aumento nas inscrições do Telegram.