Após alguns meses de silêncio, o sistema operacional Sabayon Linux baseado no Gentoo finalmente recebeu uma nova versão. As novas imagens trazem não apenas componentes atualizados dos repositórios do Gentoo Linux, mas também novos recursos e melhorias muito necessárias. Entre as principais novidades, foi incluída a criptografia completa de disco.
Apoiado por uma infra-estrutura de construção totalmente nova e alimentado pelo kernel Linux 4.20, o Sabayon Linux 19.03 está disponível com suporte completo de criptografia de disco através do instalador gráfico Calamares, que substitui o Anaconda como instalador padrão. Além disso, possui suporte a sistemas UEFI de 32 bits e Dracut como substituição para o genkernel-nex como utilitário de geração initramfs e Python 3 por padrão.
Nós investimos tempo em tornar nossas ferramentas internas melhores, dramaticamente importantes para futuras melhorias em nosso modelo de lançamento”, disseram os desenvolvedores no anúncio. Estamos usando a Mottainai em nossa infraestrutura de construção para automatizar a criação e lançamento do Sabayon, permitindo dimensionar horizontalmente a carga necessária para construir ISOs, pacotes e muito mais. O impacto é perceptível para nós, por exemplo, para construir todos os sabores ISOs que agora leva menos de 2 horas.
Outras melhorias
Ele também apresenta melhorias no driver gráfico AMDGPU para suporte estendido ao AMD Radeon Vega. Isso inclui o AMD Radeon VII, junto com o suporte inicial do AMD FreeSync, que será ativado quando o kernel do Linux 5.0 atingir os repositórios de software, através do Mesa 19.0.xe Driver de gráficos xf86-video-amdgpu 19.0.x.
O suporte Nvidia FreeSync também foi implementado na versão 19.03 do Sabayon Linux. Assim, ele pode ser ativado para monitores compatíveis com o G-Sync nos drivers gráficos Nvidia 418.43 através do utilitário nvidia-settings. Por outro lado, esta versão remove o suporte para drivers Nvidia Legacy, forçando os usuários da série GPU não-GTX Nvidia GeForce 8000 a usarem o driver gráfico nouveau.
A próxima versão poderá apresentar nova aparência, suporte a Linux 5.0 e ARMv7
Não há nova versão do Sabayon Linux sem componentes principais atualizados, que trazem muitas melhorias e novos recursos para aplicativos e programas existentes. Do mesmo modo, há melhorias no Entropy, o gerenciador de pacotes padrão do Gentoo Linux. O Sabayon Linux 19.03 adiciona um melhor rastreamento de dependências “automáticas” no Entropy, junto com um novo comando, “equo mark”.
O próximo lançamento do Sabayon Linux poderia apresentar uma nova aparência, já que os desenvolvedores pretendem:
- adicionar mais polimento à sua distribuição GNU/Linux com lançamento baseado no Gentoo;
- suporte a novos dispositivos CUDA;
- novos repositórios ARMv7 em camadas;
- melhor suporte para Backends AMDGPU, OpenCL e OpenMP;
- instalador não-assistido;
- edição atualizada do Server e kernel Linux 5.0.
Até lá, você pode fazer o download do Sabayon Linux 19.03 agora mesmo através dos espelhos oficiais de download como Sabayon Linux KDE, Sabayon Linux GNOME, Sabayon Linux Xfce, Sabayon Linux LXQt, Sabayon Linux MATE, Sabayon Linux Server e Sabayon Linux. Edições mínimas. O Sabayon Linux é suportado apenas em computadores de 64 bits.