Duas distribuições baseadas no Ubuntu 18.04 acabam de receber atualizações. Zorin OS 15 e Enso OS são oficialmente lançados. Confira os detalhes ao longo do post.
Zorin OS 15
A distro Linux do Zorin OS 15 foi oficialmente lançada hoje depois de estar em desenvolvimento nos últimos meses, baseada no mais recente sistema operacional Ubuntu 18.04.2 LTS. Derivado dos repositórios de software do Ubuntu 18.04.2 LTS (Bionic Beaver) com o kernel HWE (Hardware Enablement) e da pilha gráfica do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish), o Zorin OS 15 já está disponível para celebrar quase 10 anos desde o primeiro Zorin OS.
Criar um sistema operacional de desktop Linux que seja projetado para todos – não apenas para engenheiros e usuários avançados – sempre foi a missão do Zorin OS, desde o primeiro lançamento há quase 10 anos. O Zorin OS 15 faz esse esforço de uma década e amplifica para o próximo nível, diz o anúncio.
Aqui está o que há de novo no Zorin OS 15
Os destaques do Zorin OS 15 incluem Zorin Connect, um novo aplicativo que permite aos usuários Android sincronizar as notificações de seus dispositivos com seus computadores pessoais, navegar pelas fotos de seus telefones ou tablets, compartilhar arquivos e URLs, responder a mensagens de texto e controlar a reprodução de mídia em seus PCs, ou até mesmo usá-lo como um controle remoto.
Um novo e renovado visual foi dado ao Zorin OS 15. O tema está mais bonito e acolhedor. Ele se adapta ao longo do dia, alternando automaticamente entre os modos Light e Dark. Além disso, oferece aos usuários nada menos que seis variantes de cores. O novo tema da área de trabalho também vem com novas animações para uma experiência completa.
Outras características
- O Zorin OS 15 também oferece suporte a telas sensíveis ao toque;
- Night Light para proteger seus olhos quando você está trabalhando à noite;
- a mais recente suíte de escritório do LibreOffice 6.2;
- suporte para aplicativos universais Flatpak e o repositório Flathub;
- um modo Não incomodar;
- Aplicativo de configurações para facilitar a configuração do Zorin OS.
Entre outras mudanças dignas de nota, podemos citar:
- os drivers gráficos proprietários da Nvidia incluídos na imagem ISO;
- suporte a emojis coloridos;
- Mozilla Firefox como navegador padrão;
- nova fonte de sistema;
- suporte a dispositivos Thunderbolt 3;
- detecção de portal cativo em rede;
- e suporte experimental a Wayland.
O Zorin OS 15 está disponível para download como edições Core e Ultimate apenas para computadores de 64 bits. As edições Lite e Education serão lançadas nos próximos meses com suporte para arquiteturas de 64 bits e 32 bits. Os usuários do Zorin OS 12 agora podem atualizar suas instalações para o Zorin OS 15 sem reinstalar.