O famoso relatório Internet Trends está de volta em sua edição de 2019. Este dossiê especialmente apreciado no mundo anglo-saxão é o trabalho do fundador da Bond Capital e do ex-general Kleiner Perkins, Mary Meeker e sua equipe. Ele é publicado desde 1995 e analisa as tendências mais importantes do mundo da internet durante o ano passado, mostrando as tendências do que virá no futuro próximo. E o relatório mostra que 49% da população mundial ainda não tem acesso à internet.
Sobre o Internet Trends 2019
Esta é uma apresentação de 333 slides em que são abordadas várias questões que dizem respeito à internet. Falamos sobre:
- gastos com publicidade na Internet;
- a incidência de segundas telas;
- a importância de jogos interativos;
- modelos de assinaturas;
- ou a grande importância que dados e personalização terão para inúmeras empresas;
- e seu relacionamento com os clientes.
O relatório Tendências da Internet é considerado “a Bíblia do Vale do Silício” por sua capacidade de influenciar o mundo tecnológico.
Abaixo os dados que mais chamaram a atenção neste relatório que você pode consultar em sua totalidade no site da Bond Capital.
Mais da metade da população do planeta está conectada à internet
A principal conclusão da chamada “Bíblia do Vale do Silício” é que mais da metade da população mundial está conectada à internet. Especificamente, cerca de 51% das pessoas do planeta.São nada menos que 3 bilhões e 800 milhões de pessoas. Este valor representa um aumento de 2% em relação a 2017.
Uma das principais formas de acesso à Internet no mundo são os telefones móveis inteligentes e a diminuição de suas vendas em escala global é notada no crescimento das conexões , que caíram cerca de 6% em 2018. Essa redução, em parte , também é devido à análise que a maioria das pessoas que estão procurando se conectar já se conectou.
Publicidade na Internet aumenta seus gastos
O relatório Tendências da Internet 2019 revela que os gastos com publicidade na Internet aumentaram 22% no total no último ano completo, um pouco acima do crescimento registrado em 2017, que foi de 21%.
Domínio tecnológico e comércio eletrônico continuam ganhando importância
Pelo menos no início de junho, sete das dez empresas mais valiosas do mundo em capitalização de mercado eram empresas de tecnologia. Especificamente, a lista é organizada da mais para menos valiosa. Então, temos: Microsoft, Amazon, Apple, Alphabet, Berkshire Hathaway, Facebook, Alibaba, Tencent, Visa e Johnson & Johnson.
Na lista completa que reúne até trinta empresas, podemos ver como o domínio das empresas americanas é absoluto. No entanto, encontramos Alibaba, Tencent e ICBC da China, Nestlé e Roche da Suíça e Royal Dutch Shell da Holanda, Samsung da Coréia do Sul.
Por outro lado, o relatório destaca que o comércio eletrônico responde por 15% das vendas no varejo. Mesmo assim, seu crescimento diminuiu em 12,4% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior. No entanto, continua a superar o comércio varejista não digital, que cresce apenas 2%.
Passamos mais tempo no celular do que na televisão. YouTube e Instagram crescem
Em 2019, o tempo médio diário que os usuários dedicam ao celular ultrapassou o gasto na televisão. Portanto, foram 226 minutos dedicados ao celular em comparação aos 216 minutos dedicados à televisão, de acordo com o relatório.
No próximo slide, podemos ver o uso de diferentes plataformas. Então, veremos como o YouTube e o Instagram crescem em uso. As estatísticas são lideradas pelo Facebook, YouTube, WhatsApp, WeChat e Instagram.
Por outro lado, em comparação com a televisão tradicional, o vídeo em plataformas digitais, websites etc representa 28% do tempo de visualização diário. É claro que esses números são para os Estados Unidos, embora possam revelar uma tendência global.
Mais privacidade e maior preocupação com conteúdo nocivo na rede
Outro fato que nos impressiona é que, no primeiro trimestre deste ano de 2019, 87% do tráfego global da web foi criptografado. Um valor importante, especialmente se compararmos com 53% no primeiro trimestre de 2016. Isso corresponde ao alto interesse dos usuários em proteger suas comunicações na rede e seus dados.
Igualmente revelador é que está se tornando cada vez mais difícil combater o conteúdo nocivo, como você frequentemente vê cada notícia sobre o assunto. Entre outros dados, o relatório destaca que 42% dos americanos receberam chamadas ofensivas através da rede ou 32% tiveram acesso a disseminação de falsos rumores online. Além disso, observa-se que um dos principais problemas é a radicalização de opiniões em sites como o YouTube. Da mesma forma, a promoção da polarização política.
No Brasil, 67% têm acesso à Internet
No entanto, neste caso, a pesquisa é realizada pelo Ipea. A pesquisa aponta que homens das classes A e B são os maiores consumidores de conteúdo digital no Brasil. Os dados são de 2017. Porém, só agora divulgados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Por sua vez, este faz parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São 120 milhões de brasileiros, acima dos 10 anos, com acesso à Internet.
No entanto, a pesquisa também afirma que a Internet no Brasil reproduz desigualdades do mundo real.