Como previsto, o KDE lançou o Plasma 5.16.3, a terceira versão de manutenção da série 5.16. Como uma atualização de terceiro ponto, esta é uma versão que serve principalmente para corrigir erros. No entanto, a Comunidade KDE também aproveita cada lançamento para adicionar alguns aprimoramentos. Assim, há mudanças nas configurações dos temas da área de trabalho que filtram os temas do Plasma 4, pois não parece tão bom nas versões mais recentes do ambiente gráfico do KDE. Portanto, o KDE Plasma 5.16.3 está disponível.
Como sempre, a Comunidade KDE publicou dois artigos/entradas nesta versão. Um é mais curto falando sobre o lançamento em si, onde eles também dizem que o trabalho feito nas últimas duas semanas está incluído. Da mesma forma, há outro em que eles incluem todas as mudanças que fizeram, tendo neste momento um total de 31 modificações. Aqui detalhamos os mais importantes.
Principais destaques do Plasma 5.16.3
As novidades mais destacadas, que apareceram nas últimas semanas da Usabilidade e Produtividade do KDE, são as seguintes:
- O plasma não congela mais em uma tela preta ao sair de uma sessão do Wayland.
- O gerenciador de janelas KWin Plasma não consome mais toda a memória disponível ao usar um tema de decoração de janelas que não seja o Breeze in Wayland.
- As notificações que aparecem em um intervalo de um segundo de outra notificação com conteúdo idêntico são excluídas automaticamente, o que impede que as notificações de spam se comportem mal.
- Adicionado suporte para filtragem de temas antigos do Plasma 4 do downloader store.kde.org.
KDE Plasma 5.16.3 está disponível para baixar
Para desfrutar as últimas versões do plasma desktop KDE Frameworks e Kubuntu é simples. Você só precisa adicionar as fontes em seus repositórios Backports. Usuários KDE Neon podem usar isso por padrão. Para adicioná-lo, basta abrir uma janela de terminal e escrever o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports