Dificilmente um lançamento de manutenção também vem com uma nova função realmente interessante. Porém, como toda exceção à regra, a Comunidade KDE lançou o Krita 4.2.3 com uma grande e boa novidade. O aplicativo vem com um bom conjunto de correção de erros e uma nova função: a capacidade de girar camadas com um gesto no painel de toque. O gesto em questão é um toque com dois dedos, algo que foi implementado por Sharaf Zaman no Google Summer deste ano.
Quanto às correções, o mais importante não afetará a maioria usuários. Isto porque apenas corrige um problema nas instalações do Windows com drivers gráficos quebrados, desatualizados ou insuficientes.
O problema surge porque sua plataforma de desenvolvimento, Qt, em sua versão atual precisa de uma instalação funcional OpenGL ou Direct3D assim que houver um único componente no aplicativo que use QML, uma tecnologia para criar interfaces de usuário. O problema está especialmente presente em computadores que executam o Windows 7.
O Krita 4.2.3 corrige um total de 29 bugs
Entre as novidades mais notáveis incluídas nesta versão, temos:
- Corrigida a cópia/colagem de quadros de animação.
- Adicionado um botão para recarregar o script para a execução dos scripts Python.
- Corrigido um fechamento inesperado na visão geral quando não há imagem aberta.
- Corrigido o arrastar e soltar ao preencher camadas entre arquivos abertos.
- Otimizações do AVG desativadas para alguns modos de mistura de 32 bits.
- Corrigido um fechamento inesperado pressionando “Cancelar” ao tentar criar uma imagem RGB de 8 bits/Canal linear.
- Lista completa de alterações aqui.
Baixe o Krita 4.2.3 que vem com novo recurso
O Krita 4.2.3 está agora disponível nestes links: AppImage, Flatpak e Snap. Do mesmo modo, também é possível adicionar o repositório para Ubuntu com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:kritalime/ppa
O app também está disponível nos repositórios oficiais, porém ele vai demorar mais tempo para atualizar. As versões do Windows e do MacOS estão disponíveis aqui.
Você já experimentou o aplicativo? O que você acha da nova versão do Krita? Dê sua opinião em nosso grupo do Telegram.